terça-feira, 21 de setembro de 2021

Fora Bolsonaro. Chega de tanto desmonte e desrespeito

 

A falta de compromisso do governo Bolsonaro e seus aliados com o povo brasileiro e suas necessidades mais básicas fica a cada dia mais evidente.




Texto: Ricardo Milan 

O governo sob o pretexto de criar mais empregos – o que nunca aconteceu – tirou direitos trabalhistas e previdenciários do povo brasileiro; entretanto, essas medidas somente agravaram a situação econômica e social de uma população já fragilizada pela absoluta falta de políticas públicas que o amparasse. 

Desde março de 2019, quando a pandemia de covid 19 foi detectada no Brasil, o governo Bolsonaro além de negar sua gravidade, vem fazendo tudo ao seu alcance para boicotar a condução das medidas sanitárias implementadas por governadores e prefeitos à luz da ciência.

Não bastasse a total falta de empenho do governo Bolsonaro em aceitar a condução da pandemia seguindo critérios médicos e científicos, o presidente na contramão do que preconizava a Organização Mundial de Saúde – OMS, passou esses quase dois anos de pandemia organizando e estimulando aglomerações, desaconselhou o uso de máscaras, promoveu o tratamento com medicamentos sem eficácia contra a covid, além de fazer uma verdadeira cruzada contra as vacinas.

Mesmo os servidores públicos sendo os verdadeiros heróis nesses tempos sombrios de pandemia, o reconhecimento que o governo dá a eles, segundo o ministro Paulo Guedes é a alcunha de parasitas e patrocina uma Proposta de Emenda à Constituição – PEC 32 (reforma administrativa) que tem como propósito acabar de vez com os serviços públicos.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Maranhão-Sindsep/MA, Raimundo Pereira chama a atenção da população para mais essa agressão aos seus direitos e convoca servidores e a comunidade em geral para ocupar as ruas contra esse desmonte.

“Precisamos ocupar as ruas e praças desse país para defender os serviços públicos e a população que tanto necessita de atenção em Saúde, Educação e Segurança Pública”, disse Raimundo Pereira.

Agora, em mais uma investida de um de seus aliados mais próximos, o senador Marcos Rogério do DEM de Rondônia que é o autor da Proposta de Emenda à Constituição – PEC 13/2021, a qual irá tirar da União, Estados e Municípios a obrigação constitucional de investir pelo menos 25% do orçamento em Educação.

Para Manoel Lages, presidente da CUT Maranhão, se aprovada essa PEC, será mais um duro golpe para o sistema educacional público brasileiro.

“O setor já vinha sofrendo muitas dificuldades com os cortes implementados pela PEC 95, que congelou os investimentos públicos por 20 anos; com a aprovação dessa nova emenda à Constituição, acontecerá uma verdadeira catástrofe para a Educação no país, principalmente para as camadas mais pobres da população que dependem exclusivamente da educação pública”, explicou Manoel Lages.

O presidente da CUT Maranhão também exortou a população no sentido de ocupar as ruas no próximo dia 2 de outubro para gritar FORA BOLSONARO e exigir que a Câmara Federal abra o processo de impeachment do presidente.

“Dia 2 de outubro precisamos ocupar ruas, avenidas e praças de todo o País para demonstrar a nossa insatisfação com o governo genocida de Bolsonaro”, afirmou Manoel Lages.

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Weverton debate plano para o Maranhão em encontro promovido pelo PDT em Pinheiro

 


O encontro Maranhão Mais Feliz, em Pinheiro, reuniu na sexta-feira (17) milhares de pessoas vindas de municípios vizinhos da Baixada Maranhense e de outras regiões. No evento, promovido pelo PDT, o senador Weverton (PDT-MA) debateu com lideranças políticas, regionais e moradores do município projetos nas áreas de educação, saúde, segurança e infraestrutura. Foi o quarto encontro realizado pelo partido.

81 prefeitos já participaram dos quatro eventos do Maranhão Mais Feliz, incluindo os nove que se juntaram à caravana em Pinheiro -. os prefeitos de São João Batista, Mercinho; Olinda Nova, Conceição Cutrim; Santa Helena, Zezildo; S.Vicente de Ferrer, Adriano; Cajápio, Dr.Marcone; Presidente Sarney, Valeria; Carutapera, Dr. Airton; e Timbiras, Dr.Borba.

A caravana segue com a participação da senadora Eliziane, deputados federais, estaduais, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas.

O presidente da CUT do Maranhão, Manoel Lages, participou do evento e fez uma fala de apoio ao projeto. “O senador Weverton tem o nosso apoio, pois sempre defendeu a pauta dos trabalhadores.

Estamos juntos nesta caminhada por um Maranhão Mais Feliz”
Emocionado, Weverton reviveu lembranças. “Estar aqui em Pinheiro me trouxe de volta muitas lembranças de quando eu atuava ao lado do governador Jackson Lago, que sonhava em mudar o Maranhão e teve o sonho interrompendo pelo golpe que foi a cassação”, disse o parlamentar.

Em seu discurso, Weverton citou o secretário Jovane Melo, que relatou ter perdido a mãe para o câncer quando ela tinha 47, por falta de diagnóstico precoce.

“Quando ouvi o relato do Jovane, senti que essa jornada está valendo a pena, que vale a pena o trabalho da bancada que está trazendo uma unidade do Aldenora Belo para Pinheiro, assim como vou conseguir inaugurar o Hospital de Amor de Imperatriz, no dia 8 de outubro”, afirmou.

O senador disse ainda que momentos assim fazem ele querer continuar sonhando em ter mais felicidade no Maranhão.

“Vamos todos sonhar juntos, vamos todos construir esse projeto”, declarou o senador.

Plataforma colaborativa

Durante o evento em Pinheiro, Weverton (PDT) lançou uma plataforma colaborativa com o objetivo de buscar contribuições para o desenvolvimento inclusivo e sustentável para o estado.

“Quero ouvir a população, entender quais são as principais demandas. Nosso objetivo é transformar as propostas em projetos para o Maranhão”, finalizou.


Fonte: Assessoria / Weverton senador 

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Segunda Etapa do Vale Gás iniciou nesta quarta-feira (15), em São Luís

 


O secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), deputado Márcio Honaiser, acompanhou de perto o início da segunda etapa da entrega do auxílio Vale Gás nesta quarta-feira (15) em São Luís.  A entrega começou em três pontos: Região Cras Centro; Região Cras Liberdade e Região Cras São Francisco - 397. O secretário percorreu durante todo o dia os locais de entrega, conversando com os beneficiários e acompanhando o trabalho da equipe da Sedes.

“ Estamos felizes em iniciar esta segunda etapa de entrega do Vale Gás. Este benefício tem sido fundamental para famílias em vulnerabilidade social. Sabemos o valor que o botijão de gás está sendo comercializado e, receber este benefício, alivia o peso das despesas e ajuda a colocar comida na mesa”, disse Márcio Honaiser.

O Programa Vale Gás é mais uma ação do Governo do Maranhão, coordenada pela Sedes, para o enfrentamento da crise social e econômica ocasionada pela pandemia, destinado aos maranhenses em situação de maior vulnerabilidade social.  Desta vez o benefício está sendo disponibilizado em forma de um cartão com crédito para que o beneficiário possa fazer a retirada do cartão em qualquer revenda de gás.  

“Hoje estamos começando aqui em São Luís a segunda etapa de distribuição do Vale Gás, com um diferencial: agora está sendo entregue um cartão, onde será creditado um valor para a compra do gás em qualquer revenda, facilitando a vida do beneficiário”, disse Márcio Honaiser.

Elisane Costa Barbosa, cadastrada no Cras Centro, fala com satisfação sobre o benefício.

“Estou muito feliz em estar recebendo o benefício. O cartão é uma grande ajuda e ele tem facilitando muito a vida da gente. Só tenho a agradecer em receber mais uma vez esse benefício”, comentou Elisane.  

Outro beneficiário, desta vez da Região do Cras São Francisco, Francisco Serrão, aproveitou a oportunidade para agradecer ao Governo do Estado pela iniciativa.

“Sou muito grato ao governador Flávio Dino pela iniciativa do Vale Gás. O programa tem ajudado muitos pais de família como eu a ter um dinheiro no bolso para colocar comida na mesa. Se não tivesse essa iniciativa, eu teria que escolher entre comprar o gás de cozinha ou comprar algo para alimentar a minha família”, desabafou Francisco. 

Demais localidades - Na Próxima segunda-feira (20), os beneficiários dos municípios de Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar serão os contemplados com o recebimento do benefício. O secretário Márcio, pontua que a partir de terça-feira (21), a distribuição do Vale Gás acontecerá nas demais cidade do interior.   

“Assim como ocorreu na primeira etapa do Vale Gás, por determinação do governador Flávio Dino, iremos percorrer os 217 municípios levando o benefício para as famílias que mais precisam”, diz Márcio Honaiser.

Acesso - Desta vez, o acesso ao Vale Gás está acontecendo mediante entrega de cartões, onde os créditos são disponibilizados aos respectivos beneficiados, com vinculação de uso tão somente para as recargas de gás, a fim de que o objetivo do programa não seja desvirtuado.

 

A distribuição dos cartões conta com a parceria dos municípios, como ocorrido durante a primeira etapa, através das Secretarias Municipais de Assistência Social. Para a mudança empreendida, houve a contratação da empresa Alelo, com os cartões saindo a custo zero para o Governo do Estado.

O Vale Gás beneficia 119 mil famílias inscritas no CadÚnico com renda R$0.00, nos 217 municípios maranhenses.

As entregas do cartão Vale Gás continuam na capital na quinta-feira (16) e sexta-feira (17):

16/09

Região do Cras Centro

Local: C.E. Liceu Maranhense - Parque Urbano Santos, S/Nº

Região do Cras Liberdade

Local: C.E. Liceu Maranhense - Parque Urbano Santos, S/Nº.

Região do Cras São Francisco

Local: C. E. João Evangelista – Rua 11- São Francisco.

 

 

16 e 17/09

Região do  Cras Bairro de Fátima

Local: C. E. General Arthur Carvalho – Rua Armando Vieira da Silva, S/Nº.

17e 20/09

Região do Cras Cohab

Local: C. E. Cidade de São Luís, - Rua Francisco Guimarães – Cohab Anil I.

17 e 20/09

Região do Cras do Bequimão

Local : AMBE- Associação do Bequimão

Partidos de oposição unificam luta pelo #ForaBolsonaro



 Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (15), os partido de oposição PT, PSOL, PCdoB, PSB, PDT, Rede, PV, Cidadania e Solidariedade debateram a campanha #Fora Bolsonaro e a defesa da democracia. O encontro marcou a comemoração do Dia Internacional de Democracia, celebrado nesta data.

Durante a reunião dos presidentes e dirigentes nacionais das siglas foi aprovada a unificação das forças partidárias presentes em torno das mobilizações nacionais que serão realizadas nos dias 2/10 e 15/11. A data de 2 de outubro já havido sido aprovada pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e irá marcar a primeira manifestação unificada dos partidos de oposição.

Além dos movimentos sociais, centrais sindicais e partidos de esquerda, as mobilizações também serão ampliadas com a presença de governadores, artistas e personalidades de vários setores da sociedade brasileira.

Pelo Twitter, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, comentou sobre o encontro e a unificação das forças de oposição na campanha pelo #ForaBolsonaro.


Fonte: PT Nacional 

Maura Jorge declara apoio a pré-candidatura de Weverton

  Maura Jorge, prefeita de Lago da Pedra, anunciou em entrevista a uma emissora local nesta segunda-feira (13), apoio a pré-candidatura do s...