terça-feira, 23 de novembro de 2021

Bolsonarista arrependido entrega esquema do orçamento secreto

 



Por Ricardo Milan 

Mais um Bolsonarista arrependido que vem a público demonstrar que aquela narrativa de que o governo Bolsonaro não tem corrupção é completamente falsa. Dessa vez foi o deputado delegado Waldir, ex-líder do PSL e apoiador de primeira hora do presidente Bolsonaro que afirma ter recebido a proposta de liberação de dez milhões de reais em emendas do relator – aquelas do orçamento secreto – para votar em Arthur Lira. Ainda segundo o dep. Delegado Waldir, esse mesmo expediente está sendo utilizado para a aprovação da reforma administrativa.

 

Esse orçamento secreto de acesso apenas ao relator foi o caminho escolhido pelo governo Bolsonaro para aprovar suas demandas no Congresso Nacional. Na prática, mais do que falta de transparência, esse mecanismo serve para comprar os votos dos parlamentares, sendo liberadas emendas do relator apenas para quem votar de acordo com o encaminhamento do governo.

 

Mesmo que não fosse um crime a compra de votos, só o fato de não termos a transparência para saber quem foram os deputados ou senadores beneficiados e onde serão aplicados os recursos das emendas já seria uma excrecência.

 

Os dados que aos poucos vão sendo desnudados mostram que ao contrário do mantra que difundem os bolsonaristas, esse governo está completamente envolto em corrupção. Desde a corrupção na compra de vacinas para Covid, como determinou o relatório final da CPI da COVID no Senado até o tal orçamento secreto, o que se vê sempre são as digitais da família Bolsonaro ou de alguém muito próximo ao clã cometendo irregularidades ou metendo as mãos nos cofres públicos.

 

Com as eleições de 2022 chegando, já falta menos de um ano para que possamos escolher quem vai subir a rampa do Palácio do Planalto, os velhos setores conservadores e neoliberais já se movimentam freneticamente para encontrar um representante que possa ocupar o lugar de Bolsonaro seguindo o mesmo viés político e econômico só que de forma mais controlada por eles mesmos, o que não conseguiram fazer com o Bolsonaro.

 

Para tanto, utilizam-se dos mesmos expedientes empregados em 2018 quando tiraram o ex-presidente LULA da disputa com a armação montada por Moro e a grande mídia, na época o agora ex-Juiz de forma premeditada criou um processo fantasioso com o objetivo de condenar, prender e retirar da disputa, o ex-presidente LULA, que na ocasião liderava todas as pesquisas de intenção de votos.

 

Com a prisão de LULA e a campanha de difamação contra o PT difundida de forma constante por toda a grande mídia levou a um grande sentimento contra a esquerda e consequentemente a eleição do pior presidente brasileiro de todos os tempos, Jair Bolsonaro.

 

Finalmente ano passado o Supremo Tribunal Federal – STF julgou recurso da defesa de LULA e decidiu por anular todo o processo contra o ex-presidente e determinar a suspeição de MORO ao ficar evidente suas práticas obscenas e ilegais para constranger e conseguir delações falsas.

 

Sabendo disso precisamos ficar atentos e vigilantes para não permitir que novamente as forças obscuras dos conservadores e neoliberais entrem em ação contra nossos representantes para mais uma vez eleger alguém corrupto e que se preocupe apenas com o tal mercado. Nas eleições do ano que vem temos a oportunidade de novamente eleger um estadista, mas acima de tudo, um presidente que tenha como meta incluir os mais pobres e os trabalhadores na pauta principal do seu governo.

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Weverton se encontra com dirigentes do PT e conhece programas sociais em Maricá






O senador Weverton (PDT) se reuniu neste domingo em Maricá (RJ), com o ex prefeito de Maricá (RJ) e membro da Executiva Nacional do PT, Washington Quaquá, e o presidente do PT do Rio de Janeiro, João Mauricio.  Também participou do encontro o presidente do diretório municipal do PT de São Luís Honorato Fernandes. O município de Maricá é administrado pelo PT há 13 anos. 


Um dos objetivos do encontro foi conhecer projetos implantados no município, como a utilização da moeda social Mumbuca, o programa Renda Básica Cidadania, transporte gratuito e o banco Comunitário e Popular de Maricá.  A eleição de 2022 também foi pauta do encontro. 


Entre os programas apresentados durante a visita está o Banco Comunitário e Popular de Maricá que funciona a partir da moeda social Mumbuca. O banco gere a moeda, tem linha de crédito para pequenos empreendedores, pequenas reformas, reformas habitacionais e vai lançar uma linha de crédito para aplicação de placas de energia solar. 



2022

As eleições de 2022 também foi tema do encontro deste domingo. Pré-candidato ao governo do Maranhão o senador Weverton tem mantido diálogo  constante com o ex-presidente Lula, bem como com outros dirigentes do Partido. 


“Nós reconhecemos a trajetória e militância que Weverton teve no momento difícil que o PT e o presidente Lula viveram. Weverton foi um grande deputado federal, é um grande senador. Tem história no campo progressista e eu tenho certeza que se for candidato ao governo do Maranhão, com o apoio do PT e do presidente Lula, pode continuar o bom trabalho que vem sendo realizado no estado pelo governador Flávio Dino”, disse presidente do PT do Rio de Janeiro, João Mauricio


O ex-prefeito de Maricá e membro da Executiva Nacional do PT, Washington Quaquá, destacou que o senador Weverton é um aliado histórico do PT. 


“O senador Weverton é alguém que teve absoluta solidariedade política e pessoal com o presidente Lula desde os primeiros momentos da sua perseguição. Nós temos muito respeito e consideração pelo senador Weverton por tudo que ele fez. Queremos para o Maranhão uma solução de esquerda. Temos um respeito imenso pelo governador Flávio Dino. Achamos que ele tem que ser o senador da república na próxima eleição, mas queremos construir com Weverton a solução para o Maranhão. Ele tem todo o nosso apoio”, disse Washington Quaqua. 


O senador Weverton destacou a importância da articulação política e administrativa do ex-prefeito de Maricá e membro da executiva nacional do PT, Washington Quaquá e do disse presidente do PT do Rio de Janeiro, João Mauricio.


“Washington Quaquá é um líder que é referência hoje, não só no Estado, mas em todo o Brasil nesta nossa luta no campo progressista. Ele, junto com o presidente João e todos que estão ajudando a construir este novo momento do campo progressista, precisam estar mais do que nunca sintonizados. E este é o nosso papel. Eu sempre tive um ótimo diálogo e boa convivência com a direção nacional do PT e todos os partidos que compõem o campo progressista e irei continuar dialogando para discutir a situação atual do Brasil, e claro, a situação do Maranhão, no qual a gente pretende estar todo mundo junto para construir uma grande vitória”, disse o senador Weverton Rocha.




terça-feira, 16 de novembro de 2021

Vitória do povo e reafirmação da ciência

 




Por Ricardo Milan 

Finalmente estamos vivendo um momento de reabertura e o fim de várias medidas restritivas inclusive a desobrigação do uso de máscaras depois de quase dois anos de muito sofrimento e perdas por conta da pandemia de covid 19. 

Depois de muitos e intensos protestos contra aglomerações promovidas por um governo negacionista e genocida e a exigência de compra de vacinas para todos através do SUS, finalmente estamos saindo desse pesadelo criado pela pandemia, infelizmente com um saldo de mais de 600 mil mortos.

É importante destacar que o controle dessa doença terrível só está sendo possível no Brasil devido ao grande número de pessoas com o ciclo vacinal completo, diferente do que acontece em outros países do mundo onde parte importante da população não tem o hábito de vacinar-se; estamos vendo o número de contaminações aumentar de novo.

A situação brasileira vem confirmar aquilo que há muito os cientistas já vinham afirmando: somente a restrição de circulação do vírus e a vacinação de mais de 70% da população poderia controlar a pandemia e assim trazer de volta o cotidiano das pessoas.

Dito isso, é muito importante que as prefeituras continuem disponibilizando pessoal para seguir vacinando aqueles que ainda não tomaram a primeira dose, fazer busca ativa daqueles que ainda não fizeram a segunda dose e continuar o ciclo vacinal com a dose de reforço para toda a população.

Não esqueçamos de que o vírus continua circulando, portanto, mesmo com o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos e o fim de várias restrições, nada melhor do que usar de bom senso e continuar evitando aglomerações e quando não for possível, permanecer utilizando as máscaras.

Estamos vencendo o vírus. Agora precisamos continuar a luta para livrar-nos do verme.

Maura Jorge declara apoio a pré-candidatura de Weverton

  Maura Jorge, prefeita de Lago da Pedra, anunciou em entrevista a uma emissora local nesta segunda-feira (13), apoio a pré-candidatura do s...