Texto: Ricardo Milan
Finalmente e com mais de um ano de atraso o Ministério da
Saúde admitiu em nota técnica que o tal e tão propalado kit covid não tem nem
uma eficácia contra a doença em qualquer que seja a fase da infecção. Ou seja,
só agora, depois que milhares de brasileiros baixaram a guarda em relação às
medidas de proteção contra o coronavirus e morreram por acreditar que tinha um
remédio para combater a doença, vem o Ministério admitir que estava errado e
reconhecer o que toda comunidade cientifica já vinha afirmando desde abril de
2020.
Enquanto todos os governantes tentavam de todas as formas comprar ou estimular o estudo para a descoberta de vacinas o governo brasileiro insistia na tese de tratamento precoce com medicamento já descartado pela comunidade científica mundial.
Na Nota técnica do Ministério da Saúde que foi enviada a CPI da COVID diz que alguns medicamentos como hidroxicloroquina ou cloroquina, azitromicina, lopinavir/ritonavir, colchicina, ivermectina e a associação de casirivimabe + imdevimabe foram testados e não mostraram benefícios clínicos aos pacientes com covid19, portanto, não deverão ser utilizados para o tratamento da doença em qualquer fase da infecção.
E agora? Dizer o que para os familiares daqueles que sucumbiram por acreditar nas sandices disseminadas pelo governo federal e principalmente pelo presidente Bolsonaro, que prescreveu e divulgou irresponsavelmente esse kit-covid aberta e até institucionalmente por todo canto, inclusive para as emas do Palácio da Alvorada.
A CPI da COVID vem descobrindo que a má gestão da pandemia pelo governo Bolsonaro tem como motivos mais do que simplesmente o negacionismo sobre a gravidade da doença e a necessidade de vacinas como a maioria acreditava anteriormente. Com o recebimento de documentos oficiais está ficando claro que o objetivo maior era montar um grande esquema de corrupção na compra de medicamentos sabidamente ineficazes para o combate da Covid 19. O aprofundamento das investigações na CPI têm demonstrado que o esquema montado para o kit covid foi modificado para agir também na compra tardia de vacinas. Vamos aguardar o relatório da CPI para saber realmente o tamanho e o alcance desse suposto esquema de corrupção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário