quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Márcio Honaiser retorna para Assembleia em fevereiro

O deputado Márcio Honaiser, titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), protocolou nesta quinta-feira (27) seu pedido de exoneração do cargo de secretário. Com o ato, ele retorna para Assembleia Legislativa para acompanhar o ano legislativo desde o início, compor comissões e honrar os compromissos assumidos com os municípios que o escolheram como representante.

Desde que assumiu a Sedes, em 2019, Márcio Honaiser fez uma gestão competente, implantando políticas públicas fundamentais em todo o Estado num momento crítico, que foi a pandemia do Covid 19, garantindo a qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade social. 

Entregas de Restaurantes Populares, implantação do Banco de Alimentos, Vale Gás para 120 Mil famílias em todo o Maranhão, novas modalidades no Programa Mais Renda como Costuraria e Confeitaria, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxilio Vale Gás para famílias com renda zero e Auxílio Cuidar para crianças e adolescentes órgão de pais vítimas da covid, estão entre as ações desenvolvidas. 

O secretário Márcio Honaiser, pontua que essas ações visam a melhoria na qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade social, principalmente neste período de pandemia. Ele ressalta ainda o quanto se sente realizado com gestor público com o alcance do número de pessoas a essas políticas públicas. 

“Nossa satisfação é ver que uma família consegue fazer uma alimentação saudável diariamente, graças a implantação de um restaurante popular. Que uma família consegue ter acesso as políticas públicas através do Cras e do Creas de sua cidade. Que um pai ou uma mãe de família consegue ter um equipamento profissional para tirar o sustento da sua família. São pequenas ações que fazem a diferença na vida dessas pessoas”, declara o secretário.   

Restaurantes - O Maranhão, hoje é destaque nacional por possuir a maior rede de restaurantes populares de todo o Brasil. Quando Márcio Honaiser assumiu o comando da Sedes em 2019, o Estado contava, apenas com 23 restaurantes populares, sendo que nenhum em municípios com menor IDH. Na sua gestão do secretário Márcio Honaiser, foram inaugurados 42 restaurantes populares, sendo que destes 29 restaurantes foram destinados para os municípios com menor IDH. De 2019 até 2021 foram servidas 21.340.721 refeições. 

O Banco de Alimentos, desde a sua implantação em 2019 a dezembro de 2021, distribuiu mais de 800 toneladas de alimentos para 70 entidades credenciadas que atendem creches, asilos e entidades filantrópicas. 

Um grande destaque na gestão do secretário Márcio Honaiser, foi o programa Mais Renda. Somente de 2019 até o presente momento, o programa foi implantado em 60 municípios maranhenses, com mais de 2 mil equipamentos entregues nas áreas de alimentação, beleza, corte e costura e confeitaria. 

Outro programa importante para a população principalmente para aqueles que vivem sem água potável, é a implantação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água pelo governo do Estado. Desde 2019, mais de 100 Sistema Simplificado de Abastecimento de Água foram instalados em 31 municípios maranhenses, dando a oportunidade para que milhares de famílias tenham água nas torneiras.

Vale Gás - O programa Vale Gás, mudou a vida de 120 famílias inscritas no CadUnico com renda R$ 0,00. Uma ação do Governo do Maranhão criada para o enfrentamento da crise social e econômica ocasionada pela pandemia, destinada aos maranhenses em situação de maior vulnerabilidade. 
Outra importante ação do Governo do Estado, através da Sedes, foi a criação do Auxílio Cuidar, que garante a proteção especial a crianças e adolescentes, órfãos pela Covid-19 durante a pandemia. O Auxílio Cuidar destina a quantia de R$ 500 como instrumento de proteção material para a criança e/ou adolescente em situação de orfandade bilateral, até completar a maioridade.
Na rede de apoio a política de Assistência Social, foi a entrega dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Na gestão do secretário Márcio Honaiser, foram entregues 23 equipamentos para o fortalecimento da política de Assistência Social. 

Outra grande ação foi o Tarifa Social de Energia Elétrica. Sob o comando do secretário Márcio Honaiser, o Maranhão chegou a 1 milhão de beneficiários. Este número foi fruto de busca ativa realizada pela Sedes em parceria com Famem e Equatorial.

“Fechamos este ciclo a frente da Sedes com o sentimento de gratidão a todos que estiveram ao nosso lado nesta caminhada. O trabalho em prol da população maranhense continua agora na Assembleia Legislativa”, disse Márcio Honaiser.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Apoio do PT a Weverton independe do partido de Brandão

 



Fonte: blog Marco D´Eça 


Será um tiro no pé a transferência do vice-governador Carlos Brandão, do PSDB para o PSB, como quer o governador  Flávio Dino (PSB).

A mudança de partido não garantirá ao vice apoio do PT, cujo candidato a presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, já fechou apoio ao senador  Weverton Rocha PDT).

Lula vai se reunir nesta quinta-feira, 20, com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, para tratar dos acordos regionais nas eleições de outubro; e dirá ao dirigente socialistas que em São Paulo o PT não abre mão da candidatura do ex-prefeito Fernando Haddad (PT).

– E no Maranhão, o apoio do PT é ao pedetista Weverton Rocha – diz Lula, a todo momento.

A mudança de partido do vice, portanto, apenas mostrará fragilidade em seu projeto de poder, por que o fará perder o PSDB sem garantias de que terá o PT.

Por que política é pra quem conhece de articulação…

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Lula descarta apoio a escolha pessoal de Flávio Dino e fala de candidatura de Weverton

 


Em entrevista nesta quarta-feira (19) para sites independentes, o ex-presidente Lula (PT) falou sobre a eleição para governador no Maranhão. O ex-presidente, foi direto ao falar do seu apoio. Disse claramente apoiar o governador Flávio Dino, mas descartou a extensão deste apoio ao vice Brandão do PSDB. Lula falou ainda da candidatura do senador Weverton ( PDT).

“O Flávio Dino tem o candidato dele, que é o vice, que é do PSDB. Ele sabe que é difícil a gente apoiar o PSDB. Nós temos a candidatura do Weverton, então eles vão ter que se acertar lá para facilitar a nossa vida”, disse Lula.

Só lembrando que Brandão foi anunciado pelo governador como sua escolha pessoal para a corrida ao governo do Estado. O problema, para o grupo de apoio pessoal do governador, é que os grupos que compõem a sua base política não concordam com a sua “escolha pessoal”

.

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Weverton propõe anistia dívidas dos agricultores atingidos por enchentes


 

O senador Weverton (PDT MA) apresentou um projeto de lei para anistiar operações de crédito rural do Pronaf e dívidas provenientes de operações de crédito fundiários, contratados nos estados vítimas das enchentes do início do ano de 2022. Os estados contemplados pelo projeto são Maranhão, Pará, Bahia e Minas Gerais e demais localizadas atingidas, cujo número de pessoas desabrigadas já ultrapassa 20 mil. Nestas localidades a maioria dos municípios atingidos são compostos por agricultores familiares, que devido às enchentes perderam toda a sua produção.


"É uma situação muito difícil. As enchentes atingiram em cheio os agricultores, que vivem da sua produção e com as enchentes viram toda plantação arruinada ficando sem meios de honrarem suas dívidas atuais e futuras", disse Weverton, ressaltado ainda que além da perda da produção as pessoas ainda estão enfrentando outros fatores de risco devido às enchentes.

 

“As chuvas trouxeram ainda aumento exponencial dos casos de Covid 19 e Influenza. Os casos de dengue aumentaram, além de outras doenças como leptospirose e diarreias por causa da poluição das águas, também se espalham e já causaram vítimas fatais, por isso a necessidade de levar socorro urgente para a população”, frisou Weverton.


Fonte/ Ascom 

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Prefeito Eduardo Braide anuncia plano de vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 em São Luís

 

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou, nesta sexta-feira (14), em entrevista coletiva no Palácio de La Ravardière, o plano de vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. O processo de imunização deste novo público-alvo será realizado por etapas, em consonância ao repasse de doses. Na primeira etapa, serão vacinadas com o imunizante Pfizer aquelas que possuem comorbidades, deficiência física e os neurodiversos.

Durante a entrevista coletiva, o prefeito Eduardo Braide apresentou critérios que serão seguidos a fim de que o processo de vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos seja executado com celeridade. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai desburocratizar o processo de imunização das crianças que façam parte do grupo. Ou seja, como comprovação da condição de saúde, será necessário apenas certidão de nascimento ou RG; laudo médico, receita médica, cartão de acompanhamento ou exames que comprovem a comorbidade. 
O prefeito enfatizou que crianças com sintomas gripais ou mesmo testaram positivo para Covid, só poderão vacinar após quatro semanas.
"Além da  desburocratização da documentação que deverá ser apresentada pelos pais ou responsáveis no momento da vacinação, também ampliamos a cobertura de comorbidades e deficiências listadas como prioridade pelo Ministério da Saúde, como forma de oportunizar a vacina a mais crianças que convivam com alguma das condições listadas e que são consideradas agravantes em caso de infecção pelo coronavírus. Nosso objetivo continua sendo salvar vidas por meio da vacinação. E, assim que as doses chegarem ao Município, iremos dar início à vacinação", destacou o prefeito Eduardo Braide.

A vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos será iniciada tão logo as vacinas sejam entregues ao Município de São Luís, que já criou espaços humanizados e exclusivos nos cinco postos de imunização da capital: no CMV Sebrae, localizado no Cohafuma; no CMV UFMA, no Bacanga; no CMV IFMA, no Maracanã - Zona Rural; e nos Drives-thru do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo; e na Universidade Ceuma, no bairro Renascença.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, a vacinação contra a Covid-19 é ferramenta importante para a proteção de crianças de 5 a 11 anos, sobretudo neste momento, com o avanço da variante Ômicron.
"Não resta dúvidas de que a vacinação é um dos motivos pelos quais houve redução sustentada do número de óbitos por Covid. Agora, estamos vendo a doença reacender por causa da nova variante, mas, ao contrário, o número de mortos se mantém em estabilidade, o que é fruto da vacinação. Por isso, é necessário que os pais levem os filhos para vacinar", recomendou.

Fonte: Ascom/ prefeitura 

Weverton defende união em prol do Maranhão


 


“Quero deixar claro que sou oposição ao Governo Bolsonaro, mas neste momento, o importante não é a política e sim a união em prol do Maranhão", defendeu o senador Weverton (PDT) em entrevista na manhã desta quinta-feira (13) ao programa Bom Dia Maranhão. O senador lembrou que o estado vive um momento muito difícil com inundações, surto de gripe e nova onda da Covid e que as disputas políticas, neste momento, devem ficar em segundo plano. 


"O Maranhão vive um momento delicado com enchentes em vários municípios e aumento nos casos de Gripe e Covid 19. Foi com esse espirito que visitei o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga”, disse Weverton que destacou ainda que está visitando outros Ministérios em busca de apoio para o Maranhão. 


“Irei na Defesa Civil pedir que o Maranhão seja incluído na ajuda que serão enviadas aos estados atingidos pelas chuvas”, disse. 


Weverton frisou mais uma vez a falta de medicamentos básicos que alguns municípios já estão sofrendo. 


“Em muitos lugares já faltam medicamentos básicos para os cuidados com a Gripe e Covid, por isso precisamos buscar apoio em todos os campos”, destacou Weverton. 


O senador também ressaltou o importante papel do Governo do Estado e dos prefeitos, que estão trabalhando incansavelmente para dar assistência a população. Falou do trabalho da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) que tem sido fundamental no socorro aos municípios atingidos pelas enchentes.


“Estamos numa grande corrente em prol das famílias desabrigadas em todos o Estado pelas enchentes. Já são mais de 300 famílias e a solidariedade de todos e união de forças é fundamental. Temos que nos desarmar e nos unir, pois o importante é socorrer as pessoas”, disse Weverton que agradeceu a todos que atenderam ao chamado e estão colaborando com donativos para as famílias desabrigadas.. 


Fonte: Ascom

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Espanha revoga reforma trabalhista e pode ser exemplo para o Brasil


Texto: Ricardo Milan  


Uma década perdida, essa é a avaliação do governo espanhol sobre os efeitos da reforma trabalhista implementada na Espanha há dez anos.

Com o fracasso da desregulamentação e flexibilização dos direitos que precarizou o trabalho e reduziu salários sem aumentar a oferta de empregos e impactar negativamente no crescimento econômico, o governo espanhol, as centrais sindicais e as representações patronais finalmente firmaram acordo para a edição de Decreto Real implantando uma contrarreforma.

O Real Decreto Ley 32/2021 de 28 de dezembro traz em seu bojo medidas urgentes para garantir direitos e estabilidade no emprego, rompendo assim o ciclo de precarização e desestabilização social iniciado há dez anos.

Essa medida corajosa e importante do governo espanhol pode ser o sinal que faltava para que o tema seja pautado também no Brasil, afinal, a reforma trabalhista implantada no país teve como inspiração e seguiu os mesmos passos da reforma espanhola, tendo também os mesmos resultados; precarização do trabalho, diminuição de salários, desestabilização social, diminuição do emprego formal e encolhimento da economia.

O Partido dos Trabalhadores (PT) que tem como candidato a presidência em 2022 o ex-presidente LULA, já inseriu em seu projeto de governo a revogação da reforma trabalhista em vigor, além de propor uma ampla discussão sobre o tema para restaurar direitos, abrir novas vagas em empregos formais e assim garantir renda as famílias dos trabalhadores e aquecer a economia com a reestruturação do mercado interno.

Agora a população precisa abraçar essa pauta e cobrar dos futuros candidatos ao Congresso Nacional o compromisso de levar essa discussão ao Plenário das casas legislativas tão logo seja iniciada a nova legislatura para garantir e devolver os direitos dos trabalhadores.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Senador pede ao ministro que envie medicamentos para o Maranhão para combater surto de Gripe e Covid



O senador Weverton (PDT-MA) se reuniu com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta quarta-feira (12/01), para pedir ajuda para os municípios do Maranhão. O senador fez um relato sobre os problemas gerados pelas fortes chuvas, que estão deixando centenas de famílias desabrigadas em várias regiões do estado, e aumento de casos de influenza e Covid-19 e solicitou o envio de medicamentos, como  dipirona, tamiflu, dexametazona, hidrocortizona, cefriaxona, Complexo B e Vitamina C, para atender os maranhenses.
 
“Eu relatei ao Ministro, a quem agradeço o pronto atendimento, a situação em que o Maranhão se encontra devidos às chuvas e ao aumento dos casos de Covid-19 e gripe.  O povo do Maranhão, os municípios e os prefeitos precisam da ajuda do Governo do Federal e das ações do Ministério, para que a gente possa enviar apoio e ajudar a superar as dificuldades que o nosso estado está vivendo”, senador Weverton.

O senador alertou o ministro que, devido à associação da epidemia de gripe com a pandemia de Covid-19, municípios maranhenses estão em alerta quanto a possível falta de remédios e insumos básicos para combate a esses vírus.

O ministro Marcelo Queiroga agradeceu a visita do senador e externou a sua solidariedade ao povo do Maranhão.
 
“Estamos juntos nesta ação para melhorar a assistência no Maranhão. O presidente da República vai editar uma Medida Provisória adicional em socorro dos Estados que estão sendo afetados pelas enchentes e o Ministério vai apoiar os municípios através da Força Nacional, da Atenção Primária e da Vigilância em Saúde. Recebi a demanda do senador Weverton e vamos dar o encaminhamento devido”, disse o Ministro Queiroga.
 
o Governo do Estado do Maranhão expediu o Decreto nº 37.630 de 03 de janeiro de 2022, publicado no diário oficial do Estado do Maranhão no mesmo dia, declarando o Estado de Calamidade Pública em todo o território do Estado do Maranhão/MA até 22 de março de 2022.
 
“Peço a todos que continuem prestando a sua solidariedade aos municípios que atingidos pelas enchentes. Essa união e solidariedade fazem a diferença”, disse o senador Weverton.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Sedes distribui refeições para população atingida pelas fortes chuvas


A Secretaria de Estado de  Desenvolvimento Social (Sedes) está prestando apoio aos desabrigados pelas enchentes no Maranhão, neste primeiro momento através dos Restaurantes Populares com a distribuição diária de refeições. Para isso, foi montado um comitê interno com técnicos da Sedes e assistentes sociais do órgão para organizarem as ações. 

O titular da Sedes, Márcio Honaiser, acompanha a situação nas localidades atingidas e organiza ações em atenção aos desabrigados.

“A situação é preocupante. Os níveis das águas estão subindo muito, deixando várias pessoas desabrigadas. Já montamos um comitê interno para tratar deste tema. Para minimizar o sofrimento dessas famílias estamos fornecendo refeições através dos Restaurantes Populares nas cidades de Grajaú e Imperatriz. Além disso, estamos cuidando de outras ações para que possamos anemizar a situação destas pessoas no decorrer destes dias”, disse Márcio Honaiser. 

Nos municípios de Imperatriz e Grajau, os desabrigados já estão recebendo refeições distribuídas pelos Restaurantes Populares. Em Imperatriz são distribuídas diariamente 800 refeições (400 almoços e 400 jantares) e 200 em Grajau (100 almoço e 100 jantares). A equipe do Corpo de Bombeiro está responsável por retirar as quentinhas nos restaurantes e entregar às pessoas desabrigadas.

Servidores públicos preparam greve geral


Texto: Ricardo Milan

Cansados de serem desrespeitados e tratados como peso morto, os servidores públicos estão organizando a maior greve  da categoria nos últimos anos. O processo de construção do movimento paredista começou logo após a aprovação do orçamento para 2022 não contemplar reajuste a todos os servidores públicos. 

Na peça orçamentária enviada pelo governo e aprovada no Plenário do Congresso estão previstos apenas R$ 1,74 bilhão para os reajustes salariais de policiais federais, rodoviários federais e agentes do Departamento Penitenciário Nacional, que fazem parte em sua maioria da base de apoio ao presidente Bolsonaro, deixando fora todos os servidores do executivo federal, inclusive os setores de saúde, educação e politicas sociais que foram e são tão importantes nestes tempos de pandemia.


A primeira categoria a entregar seus cargos de confiança e anunciar a instalação de greve, os auditores fiscais da Receita Federal estão fortalecendo a cada dia o movimento, instalando comandos de greve em todos os estados desde o dia 23 de dezembro, início do movimento paredista.
Essa semana mais uma categoria já iniciou a construção de greve em protesto contra a não inclusão de reajustes para os servidores no orçamento de 2022. Desta vez foram os trabalhadores do Banco Central que começaram a entregar seus cargos de confiança e anunciaram a organização de uma greve nacional. 

Segundo o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), a entidade já está organizando uma paralisação nacional no próximo dia 18.  

É neste contexto que os sindicatos dos servidores públicos em todos os estados apoiados pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef/Fenadsef) estão construindo a maior greve geral dos últimos anos.

“Orientados pela CUT, por nossa Confederação e em conjunto com todos os outros sindicatos e centrais sindicais, estamos organizando um calendário de assembleias por local de trabalho para discutir e deliberar sobre a instalação de greve geral”, afirmou Raimundo Pereira, presidente do Sindsep/MA.

Para o presidente da CUT-Maranhão, Manoel Lages, essa questão de dar reajuste apenas para os servidores daquelas categorias que supostamente fazem parte do grupo de apoiadores de Bolsonaro mostra o tipo de governo que o Brasil tem e como o presidente da República age apenas em nome dos eleitores de seu cercadinho.

“Após ver a os índices de aprovação de seu governo caírem vertiginosamente Bolsonaro busca fortalecer os seguidores que ainda tem para tentar pelo menos chegar ao segundo turno das eleições”, explicou Manoel Lages. 

“Precisamos manter a pressão para que todos os servidores tenham reajuste, organizar todos os trabalhadores e incentivá-los a ocupar as ruas. Somente assim nos livraremos desse que é sem dúvidas o pior presidente que este país já teve”, afirmou o presidente da CUT.

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Governador Flávio Dino dá entrada no Hospital São Domingos após diagnóstico de Covid



O Hospital São Domingos e a Secretaria de Estado de Comunicação informam que, em face do diagnóstico de COVID-19, o governador Flávio Dino deu entrada na manhã de hoje (4) no Hospital São Domingos para a realização de exames de forma eletiva.

Maura Jorge declara apoio a pré-candidatura de Weverton

  Maura Jorge, prefeita de Lago da Pedra, anunciou em entrevista a uma emissora local nesta segunda-feira (13), apoio a pré-candidatura do s...