domingo, 20 de fevereiro de 2022

Escola D. Pedro II Tin-Tin faz homenagem aos 100 Anos da Semana de Arte Moderna

 



A Escola D. Pedro II -Tin Tin realizou na última semana com os seus alunos do Tin Tin uma exposição de arte em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna. Os alunos da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental fizeram releituras de obras de grandes artistas da Semana de Arte Moderna, que ocorreu em fevereiro de 1922.

“Buscamos sempre estimular os nossos alunos a aprimorar suas habilidades tanto na vida escolar quanto na vida social. Sabemos a importância de desenvolver capacidades importantes como a imaginação, a coordenação motora e a criatividade, só para citar algumas. Ficamos felizes em observar o empenho deles em cada tarefa desenvolvida e em cada projeto que realizamos”, disse Glória Serra, Coordenadora Pedagógica do Tin Tin

Abaixo um texto da equipe Pedagógica da Escola sobre a exposição.  

 

100 anos da semana de Arte moderna no Tin-Tin

A arte, em suas diversas formas, é sempre de grande importância para o desenvolvimento infanto-juvenil, trazendo consigo um leque de benefícios para as crianças que a praticam, pois contribui na aquisição e aprimoramento de habilidades essenciais na vida escolar e social como a imaginação, criatividade, coordenação motora, entre outras.

Por isso, no ano em que a Escola D. Pedro II Tin-Tin celebra seus 50 anos de fundação, os alunos foram estimulados a conhecer mais sobre as obras de artistas que participaram da Semana de Arte Moderna que está comemorando 100 anos. A Semana 22, como ficou conhecida, ocorreu nos dias 13 a 17 de fevereiro de 1922 e teve como palco de suas atrações o belíssimo Theatro Municipal de São Paulo/SP. Ela foi idealizada por um grupo de artistas, compostos por pintores, escritores, entre outros. E tinha como principal objetivo uma renovação artística e social, que buscava o rompimento com a arte acadêmica, contribuindo assim com uma mudança estética e o fortalecimento do movimento modernista no Brasil.

Diante da celebração dos 100 anos da Semana de Arte moderna, a Escola D. Pedro II Tin-Tin realizou uma exposição de arte que traz releituras feitas pelos alunos da Educação Infantil ao 1° ano do Ens. Fundamental de obras de grandes artistas que foram destaques  durante e depois da Semana de Arte Moderna.

Anita Malfatti e Di Cavalcanti foram nomes importantes durante esse movimento e que foram homenageados pelos nossos alunos. A artista Tarsila do Amaral, apesar de não ter participado da Semana de 22, teve grande influência para o modernismo no Brasil logo após o evento e, por isso, também foi homenageada.

 

Equipe Pedagógica da Escola Dom Pedro II

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Maura Jorge declara apoio a pré-candidatura de Weverton

  Maura Jorge, prefeita de Lago da Pedra, anunciou em entrevista a uma emissora local nesta segunda-feira (13), apoio a pré-candidatura do s...