sexta-feira, 29 de abril de 2022

Weverton:" Nós não vamos votar no Flávio Dino"

Em entrevista nesta sexta-feira(29) ao podcast Sai da Lama, em Caxias, o senador Weverton (PDT), pré-candidato ao governo do Maranhão, anunciou que o seu grupo político não apoia mais o ex-governador Flávio Dino (PSB) ao Senado. O senador explicou ao apresentador do podcast,Jonas Filho, os motivos para a retirada de apoio do grupo ao ex-governador. 

" A questão da candidatura ao Senado você tem até a convenção para poder resolver. Uma coisa o nosso grupo já tomou a decisão política: nós não vamos votar no Flávio Dino. Depois de tudo que ele fez e a forma agressiva, dura, difícil. Não tem como. Essa opção que ele fez, o caminho que ele procurou percorrer não é o nosso. Então, nós não temos como estar juntos", explicou Weverton. 

Só para lembrar Flávio Dino, em outubro do ano passado resolveu apoiar o então vice Brandão( PSB) ao Governo do Estado. Ele colocou a escolha como pessoal, ignorando Carta Compromisso assinando por ele, pelo senador Weverton e pela base política que apoiava seu governo. 

A partir do momento que resolveu pelo apoio a Brandão, Flávio e seus apoiadores deram início a uma série de ações contra o senador Weverton, que lidera todas as pesquisas na corrida ao governo do Maranhão. 

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Continua a queda de braço no PT!

Parece que muita água ainda vai rolar debaixo da ponte até o martelo ser batido e o nome do PT, para compor a chapa com o governador-tampão Carlos Brandão ao governo do Estado, ser definido. A confusão, como já era de se esperar, está é grande. Correndo na frente o ungido pelo ex-governador Flávio Dino, o ex-secretário Felipe Camarão, um new petista que caiu de paraquedas no Partido, levando a máxima aquele ditado popular “ jabuti em cima da árvore foi enchente ou mão de gente”. Para dar mais uma animada, na já conturbada vida do Partido, o deputado estadual Zé Inácio coloca o seu nome também para assumir a posição de vice. Nem precisa mais nada. FOGO NO PARQUINHO.  Pelo visto, toda essa confusão vai se arrastar até o fim do mês de maio quando, nos dias 28 e 29, acontece o Encontro de Tática Eleitoral do PT.

Aliás a realização deste Encontro de Tática Eleitoral do PT já rendeu muitos panos para as mangas em outros tempos. Quem não lembra que em 2010 foi realizado um encontro deste, e a decisão foi pelo apoio à candidatura de Flávio Dino ao governo. Sim, o  ex-governador, que agora dá as cartas no partido. Neste encontro ele levou uma baita rasteira. Após aprovado o apoio do Partido à sua candidatura, o Diretório Nacional, deu um zignal e tratorou a decisão local, decidindo apoiar a outra tese, que era de apoio a candidatura de Roseana Sarney ao governo do Estado, com o atual conselheiro do TCE Washington, como seu vice. O resultado todo mundo já sabe. Taca em Flávio no primeiro turno. Talvez isso não aconteça desta vez pois tá todo mundo do mesmo lado: Dinistas, Roseanistas, Conselheiristas e por aí vai......


quarta-feira, 27 de abril de 2022

Brincadeira: Daniel Silveira escolhido como membro da CCJ


 Realmente o Brasil se transformou numa República de Loucos. Quase todos os dias é dado para a mundo um novo motivo para ficar de queixo caído, no pior sentido, em relação ao que acontece no País. São os mais escabrosos casos: presidente correndo atrás de Ema para dar cloroquina, Exército comprado carregamento de Viagra, desfile com carro tanque soltando fumaça para todos os lados, incitação contra a prevenção do Covid, concessão de perdão a deputado condenado no STF e compra aberta de votos para garantir apoio e provável reeleição, só para citar algumas pérolas.

 

Se você pensou que já estava demais, segura mais essa: o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), aquele que recebeu o perdão presidencial, condenado pelo STF a oito anos e nove meses de prisão em regime fechado, foi escolhido nesta quarta-feira (27) como membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. A indicação é vista pelos parlamentares de oposição ao governo, como mais um deboche partindo dos aliados do presidente.

 

Além da vaga na CCJ, o deputado condenado também foi eleito vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. A votação foi secreta.

 

Só para lembrar Silveira está no foco de uma guerra envolvendo o STF e o Palácio do Planalto. O deputado foi condenado por ameaças de agressões físicas a ministros da Corte e por incitar ataques a instituições democráticas. Após a condenação do STF o deputado recebeu um indulto do presidente da República. Realmente são tempos sombrios.  


Duarte Júnior no Banquinho do Pensamento

 


Aconteceu o que já era esperado. Após procurar briga e intriga “somente” com Deus e todo mundo, o deputado estadual Duarte Júnior (PSB), foi tirado da liderança do Governo-Tampão de Carlos Brandão, na Assembleia Legislativa. A queda de Duarte Júnior era já esperada. Desde o momento que foi alçado a liderança, o parlamentar, também conhecido nos corredores da Assembleia como “Desmancha Roda”, protagonizou uma série de situações, no mínimo, constrangedoras para o Governo.

Duarte Júnior sempre acumula confusão por onde passa. À frente do Procon ficou conhecido por colocar a sua colher onde não era chamado, dando opinião e parecer em assuntos que não estavam relacionados a sua pasta. Neste ponto a sua fama, dentro da estrutura do próprio governo, era de oportunista e também uma pessoa que buscava todos os holofotes.

Ao assumir o mandato ele transferiu a sua confusão do Procon para a Assembleia, e lá foram muitos os problemas. Um dos mais sérios foi ser acusado de estar se apropriando de projetos de outros deputados.

No início do mês, já na condição de líder do Governo-Tampão, ele mirou sua metralhadora desgovernada na direção dos deputados federais da bancada maranhense. A grita foi geral, e levou puxão de orelha de todo mundo, sendo repreendido pelo deputado federal Márcio Jerry (PC do B)

Agora, para colocar a cereja no bolo, o polêmico parlamentar se meteu numa confusão com o também polêmico deputado Yglésio Moyses(PSB), referente ao pagamento, por parte do Governo, de ajuda financeira aos times que participaram do Campeonato Maranhense de Futebol. Este episódio rendeu postagens acirradas nas redes. Numa delas o deputado Ygésio chama o parlamentar de vagabundo.

Toda essa confusão parece ter sido a gota d´água. Os demais parlamentares da base governista, pediram, e conseguiram, a cabeça de Duarte Júnior de bandeja. Bom agora é esperar para ver como o outrora “ menino de ouro” do ex-governador Flávio Dino vai se comportar depois ser colocado no banquinho do pensamento.

 

Weverton celebra aprovação da MP que amplia acesso ao Prouni para alunos de escolas privadas

O senador Weverton (PDT-MA) comemorou a aprovação, nesta terça-feira (26/4), da MP 1075/2021, que altera regras do Prouni (Programa Universidade para Todos) para ampliar o acesso ao programa a estudantes de escolas privadas.

“Esta é uma pauta de interesse de toda a sociedade. Todos nós queremos ver a sociedade com acesso maior à educação, principalmente no ensino superior. Em um país com tantas desigualdades como o Brasil é fundamental estimular este acesso”, declarou o parlamentar.

A MP permite o acesso ao programa de alunos que cursaram o ensino médio na rede privada sem bolsa de estudos ou com bolsa parcial. Hoje, apenas bolsistas integrais de escolas privadas podem se inscrever no Prouni, além dos estudantes da rede pública.
A MP também permite que deixe de ser exigida a documentação para comprovar a faixa de renda dos candidatos às bolsas, desde que a informação possa ser obtida em bancos de dados do governo. A proposição também revoga o uso do perfil socioeconômico como critério de pré-seleção para o programa.

“É necessária a adoção de critérios claros que identifiquem o aluno que realmente precisa estar neste programa. Precisamos saber de onde este estudante veio, qual sua origem e as suas necessidades”, explicou o senador.

Prouni
O Prouni concede bolsas integrais de estudo em universidades privadas a alunos com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio. Também oferece bolsas de 50% a estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos. Essas exigências foram mantidas.
O programa foi criado em 2005 e prevê a oferta de bolsas para estudantes de graduação em faculdades privadas em troca da isenção de tributos (IRPJ, CSLL e PIS/Cofins).

O projeto retornará à Câmara dos Deputados porque foi alterado pelo relator, Wellington Fagundes (PL-MT). Uma das modificações foi a emenda que permite a dispensa da comprovação da renda.


terça-feira, 26 de abril de 2022

Weverton comemora mais de 1000 exames realizados pela Carreta da Mulher



 Os atendimentos realizados pelas Carretas do Hospital de Amor de Imperatriz seguem a pleno vapor. Da última semana de março até o dia 19 de Abril mais de 1000 exames como, por exemplo, papanicolau e mamografia, já foram realizados. Neste período, as carretas estiveram nos municípios de Balsas, Alto Parnaíba, Tasso Fragoso, Loreto, Sambaíba, São Raimundo das Mangabeiras, Barra dos Corda e Fernando Falção.  A Carreta da Mulher faz parte da estrutura do Hospital de Amor de Imperatriz.  Inaugurado em outubro de 2021, o Hospital de Amor, construído mediante verba destinada pelo senador Weverton(PDT), está em pleno funcionamento. A unidade dispõe de duas carretas para atendimento nos municípios da região e subsequente encaminhamento para o hospital, caso haja necessidade. A solicitação para a carreta percorrer estes  municípios, prestando atendimento às mulheres, foi do deputado estadual Márcio Honaiser(PDT).


 “A Carreta da Mulher é um instrumento de fundamental importância para a saúde das mulheres. Quero aqui agredecer ao senador Weverton pela sensibilidade em trazer para a região Sul do estado, tanto o Hospital de Amor, quanto estas carretas. Aproveito para fazer um apelo: Quando a carreta chegar ao seu município vá até o local e faça os exames”, disse Márcio Honaiser.


“O câncer é uma doença grave e silenciosa e quanto antes for detectado, maior as chances de cura. Por isso, ficamos felizes em propiciar atendimento às mulheres. Lembramos aqui também a importância de realizar os exames periódicos. Esta é uma bandeira nossa: levar atendimento de qualidade para a nossa população”, afirmou o senador.


 Nesta semana, as carretas vão estar nos municípios de Formosa da Serra Negra(26), São Raimundo das Mangabeiras(27), São Pedro dos Crentes(28) , Jenipapo dos Vieiras(26 e 27) e Itaipava do Grajaú(28). A Carreta oferece exames de papanicolau para mulheres na faixa dos 25 aos 64 anos e mamografia para mulheres entre 50 a 69 anos.  Para realizar os exames é preciso levar os seguintes documentos acompanhados de xerox:  RG,CPF, comprovante de residência, e cartão do SUS. Meninas menores de 18, que já tiverem iniciado a vida sexual, e quiserem fazer o exame de papanicolau deverão estar acompanhadas de responsável. Caso a paciente esteja dentro da idade prevista para fazer ambos exames, precisa ter duas xerox de cada documento mencionado (RG,CPF, comprovante de residência e cartão do SUS).

PF deflagra operação para investigar supostos desvios na compra de respiradores pelo consórcio Nordeste


 Fonte: O GLOBO 
BRASÍLIA - A Polícia Federal deflagrou operação nesta terça-feira para colher provas em uma investigação sobre desvios na compra de respiradores pelo consórcio de governadores do Nordeste. Um dos alvos de busca e apreensão é o ex-secretário da Casa Civil do governo da Bahia Bruno Dauster, que atuou no negócio.
Além de Dauster, os investigadores cumprem outros 13 mandados de busca e apreensão contra empresários, laranjas e lobistas envolvidos no suposto esquema, na Bahia, Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro. O caso tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) porque o governador da Bahia, Rui Costa, presidente do consórcio à época dos fatos, é investigado por ter dado autorização à aquisição dos aparelhos, que nunca foram entregues. Dauster tinha aval do governador para dar prosseguimento ao negócio. Rui Costa já negou irregularidades na sua atuação. Não há mandados contra governadores na operação.
A apuração mira em um contrato feito pelo consórcio, no valor de cerca de R$ 45 milhões, para a compra de 300 respiradores que nunca foram entregues. A suspeita é dos crimes de estelionato em detrimento de entidade pública, dispensa de licitação sem observância das formalidades legais e lavagem de dinheiro.
Uma operação chegou a se deflagrada em 2020 pelo Ministério Público da Bahia, mas o caso foi enviado ao STJ depois que surgiram indícios da participação de Rui Costa nos fatos.

segunda-feira, 25 de abril de 2022

População percebe a farsa do Auxílio Brasil de Bolsonaro




 O tiro saiu pela culatra da arminha do ex-capitão. Matéria publicada pela Folha de S. Paulo informa que a estratégia de Bolsonaro, de acabar com o Bolsa Família no fim do ano passado, às vésperas do ano eleitoral, para lançar um programa chamado Auxílio Brasil, não deu certo. 

Segundo o jornal, dados colhidos pela própria equipe do atual presidente mostram que a taxa de reprovação de Bolsonaro é alta até mesmo entre as pessoas que recebem o benefício. Por isso, é provável que propagandas de tevê e outdoors sejam lançados para tentar melhorar a imagem do programa. Como o brasileiro não é bobo, porém, a tentativa dificilmente vai funcionar.

E o motivo é simples. O Auxílio Brasil foi uma tentativa de maquiar uma das maiores maldades cometidas pelo governo Bolsonaro: a exclusão de quase 26 milhões de famílias, que foram abandonadas pelo seu governo no momento em que mais precisavam, quando o país ainda enfrenta a pandemia de Covid-19, o desemprego está nas alturas e a inflação fez o preço da cesta básica subir mais de 20% nos últimos 12 meses.

O Partido dos Trabalhadores avisou desde o começo que Bolsonaro estava fazendo a maior exclusão social da história ao acabar, de uma só vez, não só com o Bolsa Família, mas também com o Auxílio Emergencial. Não custa, no entanto, lembrar dos erros criminosos cometidos por Bolsonaro ao lançar seu programa.

1. Abandonou quase 36 milhões de famílias

Até outubro do ano passado, 43,9 milhões de famílias recebiam ajuda contra a fome – 39,3 milhões recebiam o Auxílio Emergencial (sendo que, dessas, 10 milhões eram oriundas do Bolsa Família) e 4,6 milhões permaneciam no Bolsa Família, porque seus benefícios eram maiores que o máximo pago pelo Auxílio Emergencial em 2021 (R$ 375).

Em novembro, os dois programas foram extintos e substituídos pelo Auxílio Brasil, que começou atendendo 14,5 milhões, basicamente o número de beneficiados do Bolsa Família. Depois, Bolsonaro incluiu as famílias que ele havia deixado por anos na fila de espera, ampliando os atendidos para 17 milhões. Mesmo assim, quase 26 milhões continuaram sem apoio.

2. Fez isso sem nenhum tipo de estudo

E Bolsonaro fez isso sem que seu governo tivesse feito qualquer tipo de estudo sobre a situação da população. Foi uma medida tomada completamente às cegas, sem saber quantas famílias ainda precisavam de ajuda para não passar fome. O governo chegou ao ponto de se basear em dados de 11 anos atrás.

“Milhões de famílias completamente excluídas sem que ninguém tivesse tentado saber se essas famílias continuam precisando. Como se a pandemia tivesse terminado, como se a economia estivesse bem e como se essas famílias tivessem voltado à sua vida normal”, alertou na época a ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Tereza Campello. 

3. Enganou as famílias que estavam precisando

Para piorar, as 26 milhões de famílias excluídas ainda foram enganadas por Bolsonaro, que disse a elas que, se continuassem precisando de ajuda, deveriam se inscrever no Cadastro Único. 

Então, as famílias excluídas, que já haviam se inscrito no aplicativo do Auxílio Emergencial, tiveram o trabalho de se inscrever também no Cadastro único. Porém, fizeram isso em vão, uma vez que o governo, depois de receber as primeiras inscrições, avisou que elas não seriam “incluídas imediatamente” porque o Auxílio Brasil não conta com “disponibilidade orçamentária”.

4. Promoveu sucessivos cortes de valor e de beneficiários

A população percebe que Bolsonaro nunca se esforçou em realmente ajudar os mais pobres. Quando o Auxílio Emergencial foi criado, em 2020, o governo propôs incialmente um valor de R$ 200. Foi o Congresso Nacional quem instituiu os R$ 600 e para 60 milhões de pessoas. Depois, Bolsonaro foi reduzindo tanto o número de beneficiários quanto o valor do auxílio, e chegou a parar de pagá-lo no começo de 2021.

Quando lançou o Auxílio Brasil, Bolsonaro tentou dizer que os R$ 400 era mais do que o Bolsa Família pagava. Mas a população sabe que o Bolsa Família foi criado em outra época e que as necessidades de hoje são outras. E sabe que, no fim das contas, o que Bolsonaro fez foi reduzir o valor do Auxílio Emergencial, que começou com R$ 600.

Tudo isso mostra que Bolsonaro nunca se preocupou em achar uma solução real para o problema da fome no Brasil. Agiu apenas de forma eleitoreira. E isso ficou claro para todo mundo, até para quem hoje recebe o Auxílio Brasil.

Fonte: PT Da Redação

Colocando os pingos nos iisss!!!

Da Redação

O desespero que fomenta a mentira
Deprimente a narrativa desenvolvida em nota divulgada por um ex-secretário de Flávio Dino sobre o encontro Estadual de Petistas Fechados com Weverton. Não sei se por esquecimento “seletivo”, por desespero ou se por falta de caráter mesmo, o texto está eivado de omissões, mentiras e meias verdades.

O despeito dessa figura com o contraditório é visível e constrangedor para alguém que teve como parte de suas funções no governo defender e proteger os mais vulneráveis e não conseguiu, muito pelo contrário; os índices de violência e assassinatos no campo voltaram a aumentar exponencialmente deixando famílias de luto, sem moradia e um pedaço de chão para plantar.

Em sua narrativa para justificar a entrega sem escrúpulos da estrutura partidária do Partido dos trabalhadores aos interesses pessoais de Flavio Dino chegou ao cúmulo de acusar os Petistas históricos, defensores de um partido altivo e independente que estão alinhados com Weverton, pré-candidato que em sua história de militância sempre esteve no campo progressista defendendo as pautas dos trabalhadores, de terem entregue o PT aos Sarneys.

Caro professor, só para relembrá-lo: quem entregou o PT a José Sarney foi exatamente o maior entusiasta do atual Sarnodinismo, o conselheiro presidente do TCE, Washington Macaxeira, como ele mesmo o chamava em outros tempos, que agora com o peso da toga tem as rédeas da maior corrente interna do PT maranhense, realizando inclusive reuniões partidárias em sua cobertura na Península. Segundo notícias, usando inclusive o seu gabinete como comitê de campanha da pré-candidata do PT, Cricielle.

Não é a toa que hoje o governo de Carlos Brandão está perfeitamente representado pelo Sarnodinismo, tendo suas principais pastas comandadas pelo que restou das ordes sarneysistas, afastando-se completamente dos ideais sonhados e construídos pela oposição comandada por Dr. Jackson e as forças progressistas do Maranhão.

Outra coisa ex-secretário, quando o senhor tenta desqualificar e reduzir centenas de trabalhadoras e trabalhadores rurais e da cidade, legítimos filiados ao PT a pessoas rancorosas e rompidas com o Partido dos Trabalhadores, mostra o total desespero e desrespeito com a verdade. 

Chico Miguel foi obrigado depois de muitos anos a desfiliar-se do PT para que pudesse ter legenda e assim poder representar os milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais de nosso Estado por conta da interferência indevida do ex-governador e seus comandados na organização interna do PT. Essa é a verdade professor. E a verdade sempre prevalecerá restando aos submissos do Palácio dos Leões o lugar reservado aos traidores do povo sofrido do Maranhão: no esgoto da história.

TCE vira comitê de campanha de Cricielle



 Fonte: Blog Marrapá 

O  presidente do Tribunal de Contas do Maranhão(TCE), Washington Luiz, é acusado de utilizar a estrutura do órgão para beneficiar a sua “ companheira” de partido , Cricielle Muniz, conforme denúncia de integrantes do PT local.

 

 Alçado a conselheiro em 2013, quando era vice de Roseana, Washington traiu a sua base do PT – ele  sempre afirmou que assumiria o governo e não aceitaria cargos que o tirassem deste caminho.   Mesmo assim, nunca saiu do centro político do partido, comandando  com firmeza um grupo que avança em todos os setores da sigla.

 

Desde a eleições de 2020, “ Macaxeira”, está está voltado para a eleição da companheira Cricielle. São ajudas em vários setores, em que o favorecimento público, se for ligeiramente pesquisado,ficam bastante evidente, principalmente na área da comunicação.

 

Segundo Paulo Romão, pré-candidato ao Senado Federal pelo PT, muita pessoas estão declarando apoio à Cricielle imediatamente após terem passado pelo TCE.

 

Arthur Soares, ex-prefeito de Guimarães, seria um dos convencidos por Washington a votar na pré-candidata petista.





 O senador Weverton visitou, na manhã deste domingo (24), a feira do Coroadinho. O parlamentar estava acompanhado da esposa, Samya Bernardes, do presidente da Câmara de São Luís, Osmar Filho, do vereador Nato Júnior, do vereador Raimundo Penha e do deputado federal Cleber Verde. Weverton aproveitou a visita para conversar com os feirantes que trabalham no local.


“Acompanhar de perto o pequeno produtor, suas necessidades e lutas é um dos pilares do nosso projeto. Só entendendo as dificuldades enfrentadas pelos nossos empreendedores poderemos fazer aquilo que é certo para ajudá-los”, afirmou o senador. 


Trabalhando no Coroadinho a mais de 40 anos, seu Betinho da Pampa, que possui um box de peixe no local, falou para o senador o que espera que ele faça a diferença. 


" Tô muito feliz de ver o senhor aqui no mercado, vendo a nossa labuta. Espero que o senhor, que é do povo, saiba priorizar as nossas necessidades. Confio nas suas palavras e espero mudanças ", disse seu Betinho. 


Durante a visita, Weverton se surpreendeu com a quantidade de produtos vendidos que não são produzidos no Maranhão.


“Um coisa me chamou a atenção aqui na feira. Tanto em Coroadinho, como nas feiras de Chapadinha, Codó, Pedreiras e Lago da Pedra, os trabalhadores estão vendendo muitos produtos que não são produzidos no Maranhão. Aqui no Coroadinho, por exemplo, o tomate, a cenoura, a batata e a cebola são de fora, ou seja, estão vindo de outros estados como Sergipe. Tudo isso poderia ser produzido aqui. Nosso estado precisa voltar a produzir a comida que está na nossa mesa todos os dias”, declarou Weverton. 


Antes de encerrar a visita, o senador  Weverton parou na banca da Elaine para saborear um delicioso mocotó. 


" Aproveitamos a presença do senador aqui e pedimos para ele que olhe para os que mais necessitam Que invista nos pequenos. Que nós dê chances de crescer", disse Elaine. 

sábado, 23 de abril de 2022

Brandão aponta a “caneta” na direção de Dino

Foto divulgação : Madeira está  totalmente ON

 Pelo visto o “caminhar juntinhos, rumo ao pôr do sol, de Dino e Brandão”, não vai rolar. Com menos de um mês que assumiu o governo do Estado, e colocou, como ele mesmo gosta de dizer, “ a mão na caneta”, o atual governador tampão Carlos Brandão (PSB) mostra que quer fazer uma faxina geral nas sombras deixadas pelo ex-Flávio Dino (PSB) no governo do Estado. Já são muitos os casos de colaboradores que o ex-governador deixou em várias secretarias que estão sendo escanteados. Agora a “caneta” de Brandão deu um rasante em Imperatriz e despachou pessoal ligado ao ex todo poderoso deputado Márcio Jerry (PC do B) e ao ex-governador. 

 No comando da “caneta”, nesta operação de varredura, está o atual chefe da Casa Civil, o ressuscitado Sebastião Madeira (PSDB). Numa daquelas viradas do tipo “quem espera sempre alcança”, Madeira agora está pisando em quem lhe pisou durante o governo de Dino. Madeira nunca teve bom relacionamento com ´políticos ligados ao PT, PCdoB e PSB em Imperatriz.

 Não é só na região Tocantina que os cortes estão acontecendo. Esta é uma situação que se tornou comum em todo o Estado. Com pouco tempo pela frente para tentar melhorar a imagem, Brandão corre contra o tempo para se livrar do estigma de poste e fantoche de Flávio Dino, imagem essa que o ex-governador reforçou durante suas andanças no final do seu governo, quando subia nos palanques e o então vice Brandão ficava parado, como um poste. É esperar para ver no que essas “canetadas” vão resultar…


sexta-feira, 22 de abril de 2022

Impacto no orçamento

Foto: Ilustrativa 


Fonte: Blog Glaucio Ericeira 

 O prefeito Eduardo Braide (sem partido) concedeu, nesta manhã, coletiva de imprensa na qual tratou sobre reajuste salarial de 10,6% proposto aos professores da rede municipal de ensino de São Luís, oferta que foi rejeitada pela categoria, de acordo com o SindEducação, entidade que lidera o movimento grevista.

Somente o referido reajuste terá impacto financeiro anual no orçamento do Município de R$ 60 milhões. Vale destacar que os professores da capital não recebem este benefício a mais de quatro anos.

Já o reajuste de 8%, que está sendo direcionado para todos os servidores públicos municipais, que a cinco anos não são beneficiados com a medida, ofertará impacto de R$ 100 milhões aos cofres públicos. O projeto de lei tratando do tema será encaminhado à Câmara Municipal de São Luís na próxima semana.

Braide afirmou que nunca se negou a dialogar com a categoria e o SindEducação, já tendo mantido diversas reuniões e apresentado diagnóstico da situação financeira e orçamentária da Prefeitura.

Com base em um parecer do Ministério Público Estadual, divulgado pelo editor do Blog esta semana, explicou que apenas cerca de mil docentes recebem salários abaixo do novo piso nacional do magistério, aprovado pelo Governo Federal e que definiu 33,24% de reajuste para uniformizar os salários do Brasil.

Projeto de lei do Executivo beneficiando estes professores ativos, inativos e pensionistas já se encontra na CMSL para apreciação.

O próprio MPMA, através do seu Centro de Apoio de Defesa do Direito à Educação, deixou claro no parecer que somente os municípios que pagam abaixo do piso nacional, para professores de 40 horas e de 20 horas, devem reajustar os salários dos profissionais do magistério, obedecendo, ainda, suas limitações financeiras.

O prefeito relatou que, além de conceder o reajuste aos professores dentro da capacidade financeira e orçamentária do Município, já reformou mais de 50% das escolas municipais; e, através do pagamento de precatórios do antigo Fundef, a categoria será beneficada com parte dos seguintes recursos: R$ 96 milhões em 2023; R$ 72 milhões em 2025; e R$ 72 milhões para 2025.

“Nunca nos negamos a dialogar. E continuaremos desta forma. Peço a categoria e ao Sindicato que, com base nesta explanação, reavaliem. Estamos à frente da Prefeitura a apenas um ano e três meses. Estamos fazendo todo o possível para resgatar a Educação pública de nossa cidade. E não queremos que nossos estudantes, que passaram dois anos sem aulas presenciais devido a pandemia, continuem sendo prejudicados”, afirmou o prefeito.

Cuidado ao magoar o Ex !!

Flávio e Francimar quando tudo era amor 

 

Como diz o ditado popular “a pressa é inimiga da perfeição”. Pois bem, na pressa de defender o apoio do PT fisiologico a macambuzia candidatura do atual governador, o presidente do Diretório Estadual do PT, Francimar Melo, desceu a lenha, no ex governador Flávio Dino. Vale lembrar que não tem nem um mês, Francimar rezava na capelinha de Flávio. Ex é ex.  Vamos aos fatos. Durante recente entrevista ao Brasil 247, Francimar disse “desejar dias melhores ao povo maranhense que , segundo ele, tem sofrido muito.

“Que o povo maranhense tenha dias melhores, que tem sofrido muito. Por falta de oportunidade, por falta de políticas claras para a nossa população. A população do Maranhão tem passado necessidade, tem faltado o básico, porque não tem políticas públicas claras”.

É claro que o “desabafo” não passou despercebido e Francimar, com sua costumeira falta de habilidade, tenta se explicar sem muito sucesso. Na verdade, acho que ele nem tá tão preocupado assim, visto que agora “a venet ta na mão de outro.

Conselho futuro ao petista: “ fazer um tutorial do tipo “ como puxar saco sem magoar o ex”.   

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Petistas fazem ato de apoio a Weverton e Lula no Maranhão


 


Presidentes de diretórios municipais do PT e lideranças sindicais ligadas ao partido, como CUT e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão, se reuniram hoje em São Luís para declarar apoio à pré-candidatura do senador Weverton (PDT) ao governo do estado e lançar o Comitê Popular Maranhense de Petistas com Lula e Weverton.

O evento demonstra a insatisfação da base do PT com a decisão do presidente do diretório estadual, Francimar Melo, que declarou apoio à pré-candidatura do atual governador Carlos Brandão, recém filiado ao PSB.

“O nosso encontro se dá por uma posição política de discordância da direção estadual, que não tem diálogo com a população e os movimentos. Não é dentro de gabinete ou palácio que a base do PT vai se manifestar”, afirmou o presidente do diretório municipal do PT de São Luís, Honorato Fernandes.

A presidente da Fetaema, Ângela Silva, declarou que Lula e Weverton são legítimos representantes das categorias mais populares e que apoiá-los é uma questão de coerência. “Para que o Maranhão vença, precisamos eleger Lula e Weverton, que serão gestores com um olhar para classe popular”, avaliou.

O sociólogo Paulo Romão, que lançou sua pré-candidatura ao Senado fez críticas à pressão que vem sendo exercida pelo governo para conquistar apoios ao nome de Brandão. “O que tentam fazer com o PDT em busca do poder é horrível. Weverton receba minha solidariedade e apoio, você que é um militante de grande calibre. Você, diferente de tudo que está posto aí, tem identidade com este campo que aqui está. Por onde passarmos levaremos nossa mensagem de esperança e de luta”.

Weverton agradeceu o apoio e reafirmou que continua conversando com o presidente Lula e que entende que, apesar de as alianças partidárias unirem formalmente PT e PSB no Maranhão, a identidade de luta une PT e PDT. “A vinda dos petistas raízes para o nosso projeto, dos sindicatos e de quem conhece a realidade do Maranhão, fortalece a nossa caminhada.  A nossa luta é ao lado do povo”, afirmou Weverton. “A vinda dos petistas raízes para o nosso projeto, dos sindicatos e de quem conhece a realidade do Maranhão, fortalece a nossa caminhada. A nossa luta é ao lado do povo”, afirmou Weverton.

“Weverton tem como bandeira melhorar os índices de desenvolvimento do nosso estado. Os urbanitarios receberam propostas do projeto dos Leões, mas nós jamais deixaríamos o projeto do senador Weverton, que sempre esteve do nosso lado, sempre esteve junto na luta ao lado dos trabalhadores”, disse Wellington Diniz, dirigente do sindicato dos urbanitários.

Weverton participa do aniversário de 50 anos da Fetaema





O senador Weverton (PDT-MA) participou, nesta terça-feira (19), do aniversário de 50 anos da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão. O evento contou com a presença de toda diretoria da Fetaema e representantes de suas 10 regionais, além de ex-presidentes da Federação e representantes de movimentos ligados ao campo. O início do evento foi marcado por muita emoção com a chamada de nomes de trabalhores e trabalhadoras rurais que tombaram em decorrência do conflito no campo.

O diretor da Fetaema,e pré candidato a deputado estadual,Chico Miguel, deu boas vindas e falou do compromisso de Weverton com os trabalhadores e trabalhadoras rurais. 

" É com grande prazer que recebemos todos aqui neste importante momento para a nossa categoria. Este 50 anos são povoados de história de luta. De companheiros e companheiras que tombaram na luta pelos seus direitos. Quero aqui dar as boas vindas ao nosso senador Weverton e dizer que estamos juntos nesta caminhada rumo ao governo do Estado, que assim como recebemos o seu apoio sempre receba também o nosso apoio", disse Chico Miguel.  

O senador Weverton, na sua fala, destacou a importância da Fetaema e reafirmou o seu compromisso com a entidade. Weverton também agradeceu o apoio que a sua pré candidatura recebeu da Fetaema.

" Aproveito este importante momento, em que a Fetaema completa 50 anos, para reafirmar o meu compromisso com a entidade e com as suas demandas. Aqui me sinto em casa, pois posso falar com toda a felicidade que nunca votei contra o trabalhador. Este é um momento de repactuação. De renovamos o compromisso que tenho com a categoria. Precisamos nos fortalecer para vencer esta terrível quadra que o Brasil, e o Maranhão, atravessa. Não é momento de fazer promessas, e sim, de firmar compromisso. Quero aqui agradecer a Fetaema por apoiarem a nossa pré candidatura e podem ter certeza que vamos avançar em todos os setores e juntos, com diálogo junto a população,vamos mudar o nosso estado. Parabéns Fetaema", disse Weverton. 

A  presidenta da Fetaema,  ngela Silva, fez um retrospecto das ações da Fetaema. Falou da evolução do movimento da Federação ao longo de 50 anos e falou da sua eleição como a primeira presidenta eleita da Fetaema. Angela também agradeceu aos presentes e reiterou apoio à pré-candidatura de Weverton ao governo do estado.

"A pandemia marcou a nossa gestão. Tivemos que vencer os desafios de fazer o nosso trabalho de forma on LINE. Também vimos neste período crescer a violência no campo,  a fome e o agronegócio. Também temos que conviver com um governo facista. Por isso a importância de elegermos Lula presidente e Weverton, nosso grande parceiro, governador do Estado. Um governador que terá compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras. Temos também que eleger o nosso representante Chico Miguel para assembleia, que será nossa voz no plenário estadual. Temos muita força. Vamos nos unir e potencializar as nossas bandeiras de luta. Cada um de nós terá um papel fundamental na luta por dias melhores. Precisamos fortalecer a reforma agrária, saneamento básico e fortalecimentos dos nossos biomas. Temos que fortalecer a nossa luta", disse Angela Silva.   

Ao final Weverton, e demais homenageados,receberam placas alusivas aos 50 anos da entidade. 

Fetaema 
A Fetaema é composta por 215 Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e conta com mais de 4.000 delegacias sindicais.
A estrutura organizativa da entidade tem a finalidade de potencializar a luta sindical a partir da implementação das políticas estruturantes do Projeto de Desenvolvimento Sustentável e Solidário (PADRSS).

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Petistas realizam encontro em apoio às pré-candidaturas de Lula e Weverton

Nesta quarta –feira (20), às 9h, na sede da Fetaema, acontece o “Encontro estadual de petistas fechados com Lula e Weverton”. Durante o evento será lançado o Comitê Popular Maranhense de Petistas com Lula presidente, Weverton governador. Já estão confirmadas presenças de presidentes de diretórios municipais do PT, sindicatos rurais e partidos que apoiam às pré-candidaturas de Lula e Weverton. O pré-candidato ao governo do Maranhão, Weverton (PDT) participará do evento.


De acordo com Honorato Fernandes, presidente do Diretório Municipal do PT de São Luís, a realização deste encontro, tem o objetivo de dialogar com os petistas que não foram ouvidos pelo Diretório Estadual na tomada de uma posição que não representa o desejo da maioria.


No final do ano passado a presidente da Fetaema, Angela Silva, anunciou o apoio da Federação a pré-candidatura de Weverton, apoio este que será reafirmado.


O Comitê Popular Maranhense irá articular ações em todo o estado em prol das pré-candidaturas de Lula e Weverton.

SERVIÇO

O que: “Encontro estadual de petistas fechados com Lula e Weverton e lançamento do Comitê Popular Lula Presidente, Weverton Governador

Quando: Quarta-feira (20/04)

Horário: 9h

Local: Fetaema (Rua Urucutiua, nº 11, Araçagy- São José de Ribamar-Ma)

quarta-feira, 13 de abril de 2022

POVO X PODER – Após apartadas e apunhaladas, Weverton segue firme com o apoio popular e de entidades de classe

 


 Fonte: Blog Hora Extra 

Apesar do “apartado” de Othelino Neto e da “apunhalada” de Eliziane Gama, o senador Weverton Rocha (PDT) segue firme e forte com seu projeto político ‘Maranhão Mais Feliz’. Claro que o pré-candidato pedetista contava com o apoio dos dois, mas nada que substitua a conquista do reconhecimento popular e das entidades de classe Maranhão afora.

Em Chapadinha, Matões do Norte, Timon e Barra do Corda, por exemplo, Weverton tem recebido além de adesões e apoios de lideranças políticas, o suporte do povo, que é o ponto mais importante de suas caminhadas. E isso conta muito para quem decidiu enfrentar um gigantesco poderio econômico e político. Como bem disse o senador WR, sua pré-candidatura nasceu da vontade popular, vem do povo.

“Quem tem o apoio do povo, não tem nada a temer. Nesta terça, estive no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barra do Corda. Agradeço a @fetaema o apoio que tem dado nessa luta pela construção de um #MaranhãoMaisFeliz”, publicou Weverton em suas redes sociais.


Fonte: https://horaextra.slz.br/2022/04/13/povo-x-poder-apos-apartadas-e-apunhaladas-weverton-segue-firme-com-o-apoio-popular-e-de-entidades-de-classe/

terça-feira, 12 de abril de 2022

Ato de filiação da prefeita Dinair no PDT reúne multidão em Timon


Uma grande festa democrática. Assim foi o ato de filiação da prefeita de Timon, Dinair Veloso e do ex-prefeito Luciano Leitoa no PDT, em evento realizado na sede do Partido em Timon na segunda-feira (11). O ato contou com a presença do senador Weverton (PDT), pré-candidato ao governo do Maranhão; do ex-prefeito Chico Leitoa, do deputado federal Juscelino Filho, dos deputados estaduais Ciro Neto e Glaubert Cutrim; do presidente da Famem e prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, prefeitos, pré-candidatos a deputado Estadual e Federal, vereadores e lideranças da região. 

Na sua fala Chico Leito, pré-candidato a deputado estadual, pedetistas histórico, falou da alegria de estar participando deste momento. Lembrou dos 32 anos que a sede completa e falou da determinação da militância do PDT. 

“Weverton estou aqui e sou um soldado deste movimento. Não queria ser deputado, pois pensei já ter dado a minha contribuição, só que depois de muitas conversas resolvi topar este desafio. Weverton temos a certeza de que você, será vitorioso e junto com este grupo que aqui está, fará a diferença. Dinair, minha prefeita, com Weverton Timon terá todas as condições de crescimento. Weverton temos toda a possibilidade de transformar este estado. O tema que você escolheu para sua pré-campanha, O Maranhão Mais Feliz, é muito apropriado, pois no momento o nosso Estado não tem nada a comemorar, mas com você no comando acreditamos que o nosso Maranhão será feliz. Conte conosco Weverton. Timon fará a diferença”, disse Chico Leitoa. 

O ex-prefeito Luciano Leitoa, que se filou ao Partido, cumprimentou todos os presentes e falou sobre a dificuldades que o Maranhão enfrenta. Falou da necessidade do Estado ter um governador que olhe além das questões políticas. Falou das riquezas do Maranhão, que não são aproveitas por falta de visão política dos governantes. 

“ O Maranhão, em todas as suas áreas, para produzir tem que ter incentivo. Não vejo essa determinação dos que estão no poder. Weverton, Timon está pronta para apoia-lo. Entro no PDT com folego renovado para lutar pelo nosso Maranhão. O povo quer Weverton como governador do Maranhão, o que está provado em todas as pesquisas realizadas. O atual governador não tem conhecimento real situação do nosso Estado. Quero dizer aos amigos e companheiros que esta luta vai ser dura. Ela não vai ser fácil, mas iremos ajudar a eleger o próximo governador do Maranhão. Eu, que fui presidente do PSB por mais de 10 anos e filiado mais de 20, não poderia ficar no PSB que aceitou estas últimas filiações que envergonham o Partido. Weverton por muitas vezes eu disse que sou 40. Agora eu sou 12”, disse Luciano Leitoa. 

A prefeita Dinair falou da sua trajetória política, destacando que foi na política que ela descobriu que é possível fazer a diferença através das boas práticas. Falou de toda a experiência que vivenciou na sua vida enquanto esteve no PDT. Ela também agradeceu ao PSB, partido que se elegeu prefeita, mas que não teve mais condições de seguir, dado os últimos rumos tomados no Estado. Agradeceu ao senador Weverton, ao deputado Juscelino Filho e a Chico Leitoa, pela grande parceria com Timon.

 “Hoje, retornar ao PDT, é uma grande alegria. Muito orgulho em fazer parte do PDT novamente. Partido que tem um senador como Weverton, que está sempre presente. Que tem encurtado a distância entre os municípios e Brasília. Juntos vamos trabalhar por um Maranhão Mais Feliz e de oportunidade. Senador Weverton conte conosco e com a força do povo e da militância de Timon”, disse Dinair Veloso que encerrou sua fala dizendo que, apesar de estar sofrendo todo o tipo de pressão ela não se vende e nem se rende e o seu apoio é para a pré-candidatura de Weverton ao governo do Maranhão. 

Ao se dirigir aos presentes Weverton falou da emoção por estar na sede de Timon, um espaço político do PDT cheio de história. Falou dos grandes nomes do PDT que passaram no local e como foi importante na formação política de várias gerações. 

“É com esse espirito renovado e repleto de energia tão forte que seguimos para uma grade batalha que é a batalho pelo Maranhão. Eu hoje, como pré-candidato, não vim aqui falar do Maranhão que não está dando certo. Eu vim falar para vocês, depois de rodar pelos corredores da Câmara e Senado, de conhecer cada estado do Brasil, de conhecer todos os municípios do Maranhão e principalmente conhecer as pessoas, de que temos muito a fazer. E vamos fazer por que temos condições de unir um grande time e resolver os problemas e criar oportunidades. A união que vamos fazer, não é somente para ganhar, é para ajudar a combater os índices vergonhosos que o Maranhão ainda tem. Queremos acabar com as desigualdades, com o atraso. Queremos gerar oportunidades para nossa juventude, acesso à informação e trabalho para todos. Não vejo a hora dos debates começarem para que eu possa debater as nossas propostas e poder oportunizar a população de conhecer as diferenças entre os candidatos. Minha pré-candidatura não é mais minha, e sim, de todo o nosso grupo e de toda a população que acredita que podemos fazer diferente. Aos que saíra do grupo lamentamos, mas não temos tempo de olhar para trás. Temos muito a ser feito e faremos ao lado do povo. Seja bemvinda prefeita Dinair e Luciano, juntos, como o grupo que aqui está, faremos história em Timon e em todo o Maranhão”, disse Weverton.

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Weverton segue recebendo apoio à sua pré-candidatura

 


O senador Weverton (PDT), pré-candidato ao governo do Maranhão, visitou no último final de semana os municípios de Codó, Timbiras e São Mateus. Em todos os locais, o senador e a sua caravana foram recebidos pela população com grande entusiasmo. Acompanharam o pré-candidato lideranças, deputados, pré-candidatos e prefeitos da região. A esposa do senador, Samya Bernardes, participou de toda a agenda e por onde passou conversou com os moradores. 

A primeira parada foi na cidade de Codó. Lá foram recebidos pelo delegado e vereador Rômulo.  Também acompanhou o senador nesta visita o outro filho de Codó, o diretor do Sindsep/MA, Raimundo Pereira. Weverton e comitiva visitaram o Mercado Municipal. 

“Considero muito importante conversar com a população e ver de perto as suas necessidades e ouvir os seus anseios. A cada palavra dita e a cada incentivo, nos sentimos fortalecidos nesta caminhada”, disse o parlamentar.  

Antigo feirante de Codó, seu João, ressaltou que nunca um senador tinha ido ao local. 

“Este aqui é o nosso senador e será o nosso governador. Uma pessoa do povo, que anda no meio de todo mundo e não tem medo de chegar e conversar. Tem político que vem aqui, cercado de gente, e passa só batendo a mão. Weverton não é assim”, afirmou João Silva. 

De Codó, a comitiva partiu para Timbiras. No município, o parlamentar e comitiva participaram de almoço com lideranças locais. 

A última parada da caravana foi em São Mateus. Na cidade, a comitiva foi recebida pelo ex-prefeito Coronel Rovélio. No local, Weverton conversou com a população e falou dos planos para um Maranhão Mais Feliz com emprego, renda e dignidade. 

“Quero agradecer a presença de todos e, em especial, ao ex-prefeito Coronel Rovélio, que se junta a nós nesta caminhada por Um Maranhão Mais Feliz. Vamos fazer um governo de oportunidades para todos. Vamos explorar os nossos potenciais naturais e assim gerar emprego e renda. Vamos atrair investimentos para o nosso estado. Vamos mudar a realidade do nosso povo”, ressaltou Weverton. 

O ex-prefeito coronel Rovélio, falou sobre seu apoio a pré-candidatura de Weverton e disse que ele representa o futuro. 

“Estamos juntos com Weverton, pois acreditamos que ele tem o que é preciso para mudar esse Maranhão.  E, com certeza, e com a ajuda de Deus, o Maranhão vai resgatar a credibilidade e a confiança do povo maranhense”, destacou coronel Rovélio. 

sábado, 9 de abril de 2022

Discursos fortes marcam #MatõesdoNorteMaisFeliz



A cidade de Matões do Norte recebeu na sexta-feira (8) a Caravana do pré-candidato ao governo do Maranhão, senador Weverton (PDT) no evento #MatoesdoNorteMaisFeliz. Milhares de pessoas compareceram para dizer ´Sim´ ao projeto Maranhão Mais Feliz. Nem a forte chuva que caiu na cidade impediu as pessoas de comparecerem ao evento e, muitas, acompanharam uma caminhada que o senador realizou na cidade, em direção ao local. Integrando a caravana prefeitos, deputados federais e estaduais, vice-prefeitos, vereadores e representantes de entidades. Na fala dos presentes um ponto em comum: O Projeto Maranhão Mais Feliz, liderado pelo senador Weverton, segue firme tendo a população como grande parceiro.

Na sua fala o presidente da Famem, e prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, destacou a importância do Maranhão ter um governante voltado para o povo. 

“Precisamos de um governador que gere emprego e renda. De um governador que conheça o povo e que pense nos pequenos trabalhadores. O poder que está nos Leões não quer deixar o povo escolher. Querem tirar o Weverton. Mas o Weverton não se rende e não se vende. Weverton vai mostrar que o Palácio dos Leões será um palácio do povo e não de perseguição”, disse Erlânio Xavier.

João Igor, prefeito de São Bernardo, também chamou a atenção dos que tentam pregar Fake News sobre a pré-candidatura de Weverton. 

“No Baixo Parnaíba temos 13 municípios, e destes, 10 estão com Weverton. Isso só no Baixo Parnaíba. Com isso quero desmascarar esta quadrilha de milicianos digitais que dizem que Weverton não tem apoio. A verdade está clara, e nós vamos para luta e combater as mentiras. Enquanto eles estão preocupados em comprar aliados, o nosso grupo está preocupado em comprar alimentos. Queremos um Maranhão mais justo e nós o teremos com Weverton”, disse João Igor. 

Prefeito de Bernardo do Mearim, Junior Xavier, seguiu a mesma linha. 

“O Palácio dos Leões passou 7 anos fechado para prefeitos. Sinto tristeza em ver as pessoas que mudaram de lado nesta caminhada, pois mostraram que sua luta nunca foi pelo povo. Elas mudaram de lado em busca de benefícios próprios. Weverton conte com Junior Xavier e com Bernardo do Mearim”, disse Júnior Xavier. 

Prefeito de Peritoró, Dr. Junior, chamou a atenção do importante momento político do Estado. 

“Estamos num momento único. Estamos vendo tudo o que o poder faz em nome da ambição. É um momento que reafirmamos que a democracia pode vencer esta ambição. Temos que saber se queremos um Maranhão de oligarcas e coronéis ou um Maranhão do povo e de oportunidades. Temos a certeza de que podemos ter um representante com a cara e sentimento do povo. Precisamos avançar em vários setores para ajudar a nossa população. Weverton terá a capacidade de unir o povo do Maranhão. Poderemos dizer que chegamos lá, não porque vendemos a própria alma, e sim por que tivemos a capacidade de tocar o coração do povo. Weverton obrigado por você inspirar a nossa geração. Temos a certeza de que podemos fazer diferente”, disse Dr. Junior.

O deputado Federal Juscelino Filho falou sobre o futuro.

“Nossa Caravana é formada por pessoas que se preocupam com o futuro do nosso Estado. Estamos juntos com um pré-candidato que traz junto a sua garra, e força da sua história de luta. Estou aqui com vocês porque acreditamos que Weverton é o mais preparado para governar os destinos do Maranhão. Weverton você pode contar com o apoio do deputado Juscelino e com o apoio do grupo que lideramos no Maranhão. Estaremos levando a sua mensagem. A mensagem de um jovem que está preparado, que tem garra e coragem. Quem elege governador é a população”, disse Juscelino. 
Deputado estadual Neto Evangelista falou do seu apoio a Weverton. 

“Weverton vamos fazer uma eleição limpa. Que não seja de cooptação e sim ao lado do povo e da verdade. Muita coisa triste tem acontecido. Fui educado da seguinte maneira: " Se você não pode dar sua palavra não dê. Mas se der cumpra a sua palavra". Quando um homem ou mulher dá a sua palavra tem que cumprir. É feio e triste o quem vem acontecendo nos últimos dias movidos por pura ambição. Mas seguimos adiante. Weverton digo com toda convicção: Para mim, no Maranhão, só existe um homem preparado para fazer as mudanças que o Estado precisa e esta pessoa é Você”, disse Neto Evangelista. 

Deputado Estadual Glaubert Cutrim fez uma fala carregada de emoção. 

 “Carregamos uma grande responsabilidade nas nossas vidas que é seguir firme ao lado de Weverton e do povo. Temos dignidade de seguir sem mudar de lado. Sem ser um vendido. Quero que meus filhos tenham orgulho de ter um pai de palavra. De uma pessoa que não se vende. Eu não me vendo. Eu tenho um sonho e esse sonho é ver você governador numa linda vitória para o Maranhão”, disse Glaubert Cutrim. 

Prefeito de Matões do Norte, e anfitrião do evento, Solimar Alves, falou da sua trajetória de vida e da pré-campanha de Weverton. 

“Tenho lhe acompanhado desde o primeiro encontro em Imperatriz e vejo a sua simplicidade e desejo de transformar a vida das pessoas. Você vai ser eleito pois é um desejo do povo. Eu fico triste com episódios que estão acontecendo no Maranhão. Aquelas pessoas que andavam conosco, e que se diziam do seu lado e agora mudaram pelos seus projetos pessoais, são pessoas que não se interessam pelo povo. Tenho certeza que você no comando do Maranhão a nossa cidade, o nosso estado e o nosso povo serão mais felizes. Matões do Norte está com você”, disse Solimar Alves. 

Na sua fala Weverton agradeceu aos presentes, a dedicação do grupo político que o acompanha e o povo, que sempre lhe abastece com tanta energia positiva. O senador falou das desigualdades sociais enormes em todo o Brasil e, em especial, no Maranhão. Citou exemplo do grande número de crianças no estado que estão no trabalho infantil e falou da sua luta em prol dos direitos dos menos favorecidos e defesa do direito dos trabalhadores. Falou também das suas ações na área da saúde com implantação do hospital de Amor em Imperatriz e também na articulação da emenda para o hospital Aldenora Bello de Pinheiro. Weverton também destacou o momento político do Estado. 

“Muita coisa tem acontecido na política do Estado e tem deixado a população perplexa. As pessoas estão observando tudo que está acontecendo e entendendo bem esse jogo. Quando chegar a hora vão exercer a sua autoridade de juiz. A sua autoridade de poder decidir em quem vão votar. Na hora da votação é um momento seu com a sua consciência. Temos a certeza que a nossa caminhada tem sido firme, com compromissos sérios e com a forte parceria da população. Quero aqui agradecer a todos e colocar, nas mãos de vocês, esse projeto que é o projeto de todos nós. O nosso projeto continua firme e forte. Não vamos desistir. Não temos motivos para desistir. Estamos aqui, debaixo desta forte chuva sentindo o calor e apoio do povo. E este é o nosso lado. Vamos juntos nesta grande construção de um Maranhão de oportunidade e de respeito para com a população. “, disse Weverton. 

Também presentes na Caravana, entre outros os Prefeito Besaliel ( Mata Roma), Bigu de Oliveira ( Santo Antonio dos Lopes), Deibson Bale ( Trizidela do Vale); o ex-prefeito de Timom, Luciano Leitoa, ex-deputado Juscelino Resende, o ex-prefeito de presidente Dutra, Juran Carvalho, deputados estaduais Márcio Honaiser, Ciro Neto e Marcos Caldas; Lucyana Genésio ( pré-candidata a deputada federal), ex-deputado Waldir Maranhão (pré- candidato a deputado federal), o presidente da CUT , Manoel Lages; o diretor do Sindsep/MA, Raimundo Pereira; e o diretor da Fetaema e pré-candidato Chico Miguel. No local também participaram caravanas de Trizidela do Vale, Bernardo do Mearim e Peritoró entre outras.


sexta-feira, 8 de abril de 2022

Traição anunciada


Crônica de uma traição anunciada. Assim pode ser colocado o posicionamento da senadora Eliziane Gama ao anunciar que deixa de apoiar a pré-candidatura de Weverton e passa a apoiar a dupla Brandão e Dino. O motivo apontado pela senadora no comunicado nas suas redes sociais foi “ apoiaremos Carlos Brandão e Flávio Dino em nome do desenvolvimento do MA implantado pelo gov Flávio Dino”. Discurso bonito pra boi dormir pois, na prática, não passou de pura negociação política, na qual entrou suplência para Senado, posto em secretaria e eleição do cônjuge.

O anúncio de Eliziane não pareceu ser surpresa para muitos. Nos próprios comentários nas redes sociais muitos “eu já sabia” e “ tava demorando”, foram postados. Para quem não lembra, durante quase um ano a senadora acompanhou o senador Weverton, bradando que também queria Um Maranhão Mais Feliz. 

Ultimamente, sumidas das andanças, o seu marido Inácio Melo participou de alguns eventos e também declarou apoio a Weverton. Só que o rugido dos leões “chegou foi certo “ na senadora. Balanço da negociação : cargo de segunda suplência para o irmão, pastor Eliel; secretaria de Turismo, já assumida por Paulo Matos e, é claro, apoio na campanha do seu marido.

O senador Weverton, se posicionou nas suas redes sociais dizendo entender a pulada da senadora, mesmo achando incoerente o seu posicionamento e encerra dizendo que "a espera de braços abertos no segundo turno". Weverton segue firme na sua pré campanha ao governo do Estado.

Para finalizar deixo aqui as palavras do Integrante do Diretório Nacional do PT, Márcio Jardim, ex-secretário de Estado do Esporte e Lazer.
“Respeito a decisão da senadora Eliziane. Ela é aquela clássica em que: dividida entre a BÍBLIA e o CAPITAL (Karl Marx), a “IRMÔ preferiu a unidade no DIÁRIO OFICIAL”.

Ainda tem bastante água para correr debaixo dessa ponte. É esperar pra ver!!!

terça-feira, 5 de abril de 2022

Weverton elogia promulgação de PEC que fortalece presença feminina na política



 O senador Weverton (PDT-MA) elogiou, nesta terça-feira (5), a promulgação da Emenda Constitucional 117, oriunda da Proposta de Emenda à Constituição das candidaturas femininas. 

A PEC foi aprovada pela Câmara dos Deputados na semana passada e inclui no texto constitucional regras de leis eleitorais determinando a aplicação de percentuais mínimos de recursos do Fundo Partidário nas campanhas de mulheres e em programas voltados à sua participação na política. 

“Hoje é um dia histórico para a política de fortalecimento e inclusão das mulheres no Brasil. O texto garante recursos e também o tempo mínimo de televisão de 30% para candidatas”, afirmou o parlamentar.  

O texto, de autoria do Senado, concede anistia aos partidos políticos que não preencheram a cota mínima de recursos ou que não destinaram os valores mínimos de sexo e raça em eleições ocorridas antes da promulgação da emenda constitucional. Essa anistia envolve sanções de qualquer natureza, inclusive de devolução de valores, multa ou suspensão de repasses do fundo partidário. 

“Lugar de mulher é onde ela quiser. Precisamos garantir a representação feminina na política, como forma de contribuir para o fortalecimento da nossa democracia”, destacou o senador.  

 Distribuição de recursos  

Com a promulgação da proposta, a Constituição brasileira passa a ter um parágrafo determinando que “o montante do fundo de financiamento de campanha e da parcela do fundo partidário destinada a campanhas eleitorais, bem como o tempo de propaganda gratuita no rádio e na televisão a ser distribuído pelos partidos às respectivas candidatas, deverão ser de no mínimo 30%, proporcional ao número de candidatas, e a distribuição deverá ser realizada conforme critérios definidos pelos respectivos órgãos de direção e pelas normas estatutárias, considerados a autonomia e o interesse partidário”. 

Os limites mínimos serão os previstos hoje na legislação, de 30%, seguindo a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determina a proporcionalidade ao número de candidatas. 

Assim, se o partido lançar mais que 30% de candidaturas femininas, o tempo de rádio e TV e os recursos devem aumentar na mesma proporção.  


Mais cotados para deputado federal do MA após a janela partidária

Márcio Honaiser concorre a uma vaga pelo PDT 

 


Com o fim da janela partidária, o cenário em alguns partidos mudou bastante. Agora que a janela fechada e todos já definiram seus partidos, o blog do Clodoaldo faz uma análise, de acordo com a legenda, dos possíveis nomes mais fortes de cada partido que poderão chegar à Câmara Federal.

O PDT, do senador e pré-candidato a Governador Weverton, deve fazer de dois a três deputados federais. Entre os nomes cotados estão: o ex-secretário da Sedes e deputado estadual, Márcio Honaiser, o ex-secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, e a irmã do prefeito de Pinheiro, Luciana Genésio. O partido ainda tem chance de entrar na briga para fazer outro, pois deve ter muitos votos de legenda.

Já o PSB, partido do atual governador Carlos Brandão, poderá fazer de dois a três deputados federais, tendo chance também de fazer um quarto. Entre os mais cotados estão: o ex-candidato derrotado a prefeito de São Luís, deputado estadual Duarte Júnior, o ex-secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto e o deputado federal Bira do Pindaré, indo para a reeleição.

O PT, do pré-candidato a vice-governador na chapa de Brandão, Felipe Camarão, deve fazer no máximo dois deputados federais. Estão cotados os deputados Zé Carlos e Rubens Pereira Júnior.

Já o PCdoB, que antes era gigantesco, agora pode fazer somente um deputado federal. O único com chance é o presidente estadual da legenda, o atual deputado Márcio Jerry, contando com a federação PT-PCdoB-PV.

O PP, apesar de receber inúmeras filiações, deve fazer somente um ou dois deputados federais. O mais cotado é o seu presidente André Fufuca, mais conhecido como “Fufuquinha”. A filha do prefeito de Caxias, Amanda Gentil também tem chances.

O PL, do pré-candidato a governador Josimar de Maranhãozinho, que detém de inúmeros prefeitos e lideranças, deve fazer dois deputados federais. Os mais cotados são: a esposa de Josimar, atual deputada estadual Detinha, e o deputado Júnior Lourenço.

O PSC deve fazer apenas um deputado federal. O cotado é o atual presidente Aluísio Mendes. O partido tem como pré-candidato a governador, Lahesio Bonfim.

O União Brasil, deve fazer dois deputados, podendo chegar ao terceiro se houver uma boa nominata e um grande desempenho nas urnas. Os cotados estão: os deputados Juscelino Filho e Pedro Lucas Fernandes, além do ex-candidato a prefeito de São Luís e deputado estadual, Neto Evangelista.

O MDB pode fazer dois deputados federais e com muita força um terceiro. A primeira vaga é quase garantida para a ex-governadora Roseana Sarney, que deve ter uma votação expressiva. A outra ou as outras vagas serão disputadas entre Hildo Rocha, João Marcelo e Lobão Filho.

O Republicanos deve fazer de um a dois deputados federais. Os mais cotados são Cleber Verde e Gil Cutrim.

Já o PSD deve fazer somente Edilázio Júnior, atual presidente estadual da sigla. O partido tem como pré-candidato a governador Edivaldo Holanda Júnior.


Fonte: blog do Clodoaldo 


Maura Jorge declara apoio a pré-candidatura de Weverton

  Maura Jorge, prefeita de Lago da Pedra, anunciou em entrevista a uma emissora local nesta segunda-feira (13), apoio a pré-candidatura do s...